Cariacica

Região 1 recebe primeira audiência pública do PDM 2018/2027 - Plano Diretor (PDM)

Plano Diretor (PDM) Região 1 recebe primeira audiência pública do PDM 2018/2027

A construção do Plano Diretor Municipal de Cariacica (PDM), planejado para ser concluído no último trimestre de 2017, entrou na fase de participação da sociedade e entidades civis organizadas. Depois de estruturação da equipe, metodologia e planejamento, foram ouvidos alguns setores da sociedade, entidades e conselhos de classe. O novo passo será ouvir a população, ampliando o alcance com audiências públicas em cada uma das 13 regiões demográficas da cidade.

A primeira reunião se dará nesta terça-feira (4), na Emef Padre Gabriel Roger Maire, Porto Novo. O encontro é direcionada para os moradores dos bairros da Região 1, da qual fazem parte os bairros Porto Novo, Aparecida, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto de Santana, Presidente Médice e Retiro Saudoso, de acordo como definido no Plano de Organização Territorial (POT). Até o dia 27 de julho as outras 12 regiões também terão uma audiência pública local sobre o tema.

Na metodologia a equipe da Prefeitura, formada por servidores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), fazem uma leitura técnica analisando o atual PDM, apontando alguns gargalos e projetando anseios para os próximos 10 anos de desenvolvimento do município, prazo de vigência do próximo documento. A partir de então a sociedade participa contribuindo com aspectos que enxerga, na vivência do dia a dia, como essenciais para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Marcus Zanotti, reafirmou a necessidade de fazer a revisão e lembrou que Cariacica sai um passo à frente devido ao momento propício. O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.

"É impossível comparar Cariacica e o cenário econômico de 2007 com os dias atuais, por isso é vital esta atualização. Mas damos um passo à frente pela coincidência e pensando estrategicamente ao nos unirmos aos trabalhos do IJSN pois, a partir de 2018 as demais cidade terão até três anos para alinharem seus planos ao da Região, enquanto o nosso já nasce atualizado", comentou o secretário.

Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões. além disso, é adotada uma metodologia em que os servidores são os facilitadores para conduzir os anseios da sociedade para os pontos essenciais inerentes a cada setor, fazendo assim um PDM que atenda ao coletivo. Para isso, outros setores serão ouvidos.

Serviço

Audiência Pública para debate sobre o PDM de Cariacica 2018/2027 – Região 1

Quando: terça-feira, 4 de julho

Local: Emef Padre Gabriel, Porto Novo

Horário: 19h


Confira o calendário das audiências públicas para debate sobre o PDM de Cariacica 2018/2027

terça-feira (4) – Região 1 – Porto Novo

quarta-feira (5) – Região 13 – Boa Vista

quinta-feira (6) – Região 3 – Itacibá

sexta-feira (7) – Região 13 – Cachoeirinha

terça-feira (11) – Região 4 – Campo Grande

quarta-feira (12) – Região 5 – Itaquari

quinta-feira (13) – Região 6 – Vista Mar

sexta-feira (14) – Região 2 – Tabajara

terça-feira (18) – Região 7 – Jardim Botânico

quarta-feira (19) – Região 8 – Nova Rosa da Penha

quinta-feira (20) – Região 9 – São João Batista

terça-feira (25) – Região 10 – Novo Brasil

quarta-feira (26) – Região 11 – Campo Belo

quinta-feira (27) – Região 12 – Santo André


Tags:



Publicidade