Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Agosto é o 3º mês mais chuvoso desde 1924 - (Jaguaré, ES)

Jaguaré

Agosto é o 3º mês mais chuvoso desde 1924 - Chuva

Chuva Agosto é o 3º mês mais chuvoso desde 1924

O capixaba já notou que o mês de agosto está diferente do habitual quando o assunto é chuva. Quase que diariamente pancadas atingem todo o Espírito Santo e em grandes volumes. Em Vitória, a chuva já é quatro vezes maior do que o previsto para o mês. Em Santa Teresa, o índice é ainda maior: o volume de chuva é nove vezes maior que o esperado para agosto. Com isso, o volume de precipitação em 2012 é o maior dos últimos 21 anos na cidade da Região Serrana capixaba.

Segundo o Departamento de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), este é o terceiro agosto mais chuvoso da Capital desde 1924, quando começou a medição.

O total de chuva esperado para o mês de agosto inteiro, na maior parte do Estado, é de 40mm. Para se ter uma noção da quantidade de água que já caiu no Estado, até a manhã de ontem já choveu em Vitória 182,4mm. Em Santa Teresa, já são 506,6ml de chuva – o esperado até o final do mês seriam 56ml.

Seguindo a média da chuva para o período, as cidades de São Mateus, Vila Valério, Colatina, Jaguaré e Águia Branca, na Região Norte-Noroeste, tiveram precipitação duas vezes maior que a média. Sooretama, Ecoporanga, Boa Esperança, também no Norte, e Viana registraram média de chuva três vezes maior que o previsto. Alfredo Chaves, na Centro-Serrana, atingiu a média de quatro vezes mais; e Fundão e Marechal Floriano, na Região Serrana, de cinco vezes mais chuva para o mês de agosto.

Fatores
De acordo com o meteorologista do Incaper Bruce Pontes, esse fenômeno ocorre por uma combinação de fatores climáticos. "Existe uma zona de alta pressão atmosférica bem próxima do litoral do Estado que, associada ao vento úmido, forma um volume elevado de condensação de água. Aí, é chuva na certa, em grande quantidade e diversas vezes ao dia", explica o especialista.

Segundo Pontes, a temperatura da água na superfície do oceano na costa capixaba está variando entre 0,5°C a 1°C acima do normal. Isso facilita a evaporação e, consequentemente, a condensação em forma de chuvas. Além disso, as nuvens estão paradas entre o Espírito Santo e o Sul da Bahia e fazem uma espécie de bloqueio atmosférico.

Prefeitura de Colatina adia desfile cívico em função das chuvas
Devido às fortes chuvas, a Prefeitura de Colatina, na Região Noroeste, decidiu alterar a data do desfile cívico que seria realizado hoje. O evento será no domingo, dia 26, no mesmo horário e local: a partir das 8h30, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

Em outros três municípios, localizados na Região Centro-Serrana do Estado, persiste o alerta da Defesa Civil Estadual pelo risco de deslizamento de terra, que passou de alto para moderado. São eles: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Nesses locais, 852 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes dos últimos dias.

Além disso, em Marechal Floriano, também na Região Serrana, 14 pessoas estão desalojadas, uma residência foi danificada, e 252 pessoas foram afetadas. Em Santa Teresa, há risco de rolamento de uma pedra em uma rua do bairro Espinheiro. A via foi interditada. Em Marechal Floriano, 252 pessoas foram afetadas.

A Defesa Civil informou, ainda, que Santa Leopoldina corre risco de inundação devido ao nível alto do Rio Santa Maria da Vitória, especialmente no Centro. Na cidade, 600 pessoas já foram afetadas pelas chuvas, sendo cinco desalojadas, e quatro edificações foram danificadas. O sistema de transporte público também foi afetado.

Tempo vai continuar instável
O clima deve continuar instável, com chuvas a qualquer momento, até o início da próxima semana, de acordo com o Incaper. As temperaturas não devem passar dos 27°C na Grande Vitória. Já na Região Serrana, a máxima não deve ultrapassar a casa dos 22°C.


Tags:



Publicidade