Domingos Martins

Biblioteca Municipal recebe prêmio internacional - Inovação

Inovação Biblioteca Municipal recebe prêmio internacional

A Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão é referência entre bibliotecas de todo o Estado e tem ganhado destaque por seus feitos. No espaço são realizadas diversas atividades, projetos direcionados à comunidade local e ações que buscam valorizar a população, gerando conhecimento, oportunidades e reconhecimento.

Além de abrigar livros, a Biblioteca Municipal de Domingos Martins tem o propósito de trazer produtos e serviços que chamem atenção e atendam as necessidades da comunidade, despertando assim, cada vez mais, o interesse do cidadão em relação aos projetos realizados.

A Biblioteca atualmente realiza diversos projetos, dentre eles: aulões do Enem, projetos de informática, club da leitura, palestras e contação de história. De acordo com a bibliotecária Ana Maria da Silva, outros projetos estão sendo planejados para o segundo semestre deste ano.

Um desses projetos, o "Informática como Recurso Terapêutico", que foi realizado graças a uma parceria entre a Biblioteca Municipal e a Saúde Mental do município, levou a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão a receber a segunda posição como biblioteca mais inovadora do país em uma premiação realizada no mês de maio, em Santiago, no Chile. "A ação buscou trabalhar com mulheres que sofrem depressão, através da informática. A ideia inicial era focar apenas no empoderamento feminino, mas ao final percebemos que esse contato com a tecnologia contribuiu para a melhora da autoestima das participantes transformando-se assim, em um recurso terapêutico", relata a bibliotecária Ana Maria da Silva.

Ana destaca que a forma como os profissionais de biblioteca trabalham no Chile é muito perceptível. Ela explica que lá, os bibliotecários não estão interessados apenas no silêncio na biblioteca, eles estão preocupados em como ajudar a população local de alguma forma.

Existem alguns projetos realizados pelas bibliotecas chilenas que merecem destaque, tais como: os cursos gratuitos de programação, para aqueles que se interessem pelo tema e o fato de algumas bibliotecas emprestarem à população ferramentas de trabalho, obras de arte e até mesmo guarda-chuva.

Com orgulho Ana Maria fala da semelhança das bibliotecas chilenas com a Biblioteca de Domingos Martins. "Essa experiência foi uma das mais inovadoras e mais significativas da minha vida profissional, eu fiquei muito feliz por saber e ter a consciência que aqui em Domingos Martins realizamos um trabalho muito parecido com os que são realizados internacionalmente", disse Ana Maria.

Programa Conecta Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Domingos Martins há dois anos possui em parceria com a Organização Social Recode, que tem como objetivo trabalhar o empoderamento digital com a comunidade. A ONG criou em 2016 o projeto "Conecta Biblioteca", que instrui profissionais de biblioteca a "ouvir" a comunidade, se atentar ao que ela quer e precisa, através de metodologias e mecanismos de escuta.

Entre os dias 30 de maio e 01 de junho a bibliotecária Ana Maria da Silva participou do Encontro Nacional de Bibliotecas do Programa Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro. O encontro teve como foco principal trabalhar o fortalecimento das redes, para haver uma interação coletiva maior entre as bibliotecas de todo o país, na ocasião também foi confirmada a implementação da metodologia "Design Thinking", criada pela Caravan Studios, uma organização sem fins lucrativos americana, que irá revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas das sociedades.

Ana Maria revelou algumas ideias que surgiram com a experiência do Chile e do encontro "Conecta Bibliotecas". "Nós vamos fazer uma pesquisa com a população local para saber o que essas pessoas pensam e o que elas acham necessário no cotidiano e com base nisso, iremos colocar as sugestões em prática. Vamos promover atividades que visem os desenvolvimentos das habilidades das pessoas, como cursos gratuitos online, evidenciar o empoderamento feminino, trazer palestras e oficinas sobre o meio ambiente e outros assuntos, entre outras atividades", disse Ana.

Vale relembrar que todas essas ações são realizadas graças à parceria que a biblioteca possui com a Organização Social Recode, que disponibiliza ferramentas para que as ideias sejam colocadas em prática.

Agenda 2030

Os projetos realizados pela Biblioteca Municipal de Domingos Martins fazem parte da agenda 2030 da UNESCO, que busca solucionar os problemas que mais afetam o mundo atualmente. Problemas com o meio ambiente e animais, direitos humanos, direitos dos jovens e adolescentes, são alguns exemplos que a organização pretende solucionar.

Protagonismo Jovem

O Protagonismo Jovem é mais um projeto que tem gerado grandes resultados a Biblioteca Municipal. Ele busca atrair e incluir jovens e adolescentes no espaço dos livros, com o intuito de mostrar que a biblioteca não é somente feita de livros, mas também de projetos super interativos.


Tags:



Publicidade