Espírito Santo

Planejamento para enfrentar fortes chuvas em Vila Velha - Inundação

Inundação Planejamento para enfrentar fortes chuvas em Vila Velha

Um plano de contingência aliado ao trabalho de monitoramento do nível dos canais e de áreas de risco nas encostas faz parte do planejamento da Prefeitura de Vila Velha para atuar em casos de alagamentos. Além disso, as equipes da Defesa Civil da PMVV acompanham em tempo real a intensidade das chuvas e provocam, simultaneamente, o acionamento das Estações de Bombeamento do município.

Depois do alerta sinalizado pela Defesa Civil, setores de toda a prefeitura são mobilizados. O trabalho consiste no monitoramento em tempo real das chuvas, por meio de sites especializados e também com dados fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que mapeia nove pluviômetros instalados em Vila Velha: os medidos de chuva ficam nos bairros de Jaburuna, Centro, Aribiri, Guaranhuns, Coqueiral de Itaparica, Vila Garrido, Vale Encantado, Terra Vermelha e Divino Espírito Santo para aferir a intensidade das precipitações na cidade. A oscilação da tábua de marés também é acompanhada pelos técnicos da prefeitura para mapear o movimento de cheia e vazante dos rios e canais.

O monitoramento dos pontos de alagamentos e das áreas sensíveis das encostas sob o risco de rolamento de pedra e deslizamento de terra está entre as ações corriqueiras das equipes da Defesa Civil e que sãi intensificadas durante as chuvas. Os primeiros contatos são recebidos pelos telefones 199 (Defesa Civil), 162 (Ouvidoria Municipal) e também aqueles recebidos do Corpo de Bombeiros.

Os pontos focais estabelecidos pelo plano de contingência envolvem todas as secretarias e órgãos municipais. "Em casos de emergência, a Defesa Civil é toda a Prefeitura de Vila Velha em ação", enfatizou o prefeito Max Filho em solenidade recente na PMVV.

Estações de bombeamento:
As estações de bombeamento são acionadas para o escoamento das chuvas depois que a água atinge um nível mínimo nos leitos dos canais. O município possui três Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP). Há uma estação de cada lado da Avenida Carioca, sob a alça da Terceira Ponte. A estação de bombeamento do Canal da Costa é composta por dez bombas de alta potência, com capacidade de vazão de 15 mil litros de água por segundo (o equivalente a dois caminhões-pipa por segundo). Do outro lado da avenida, a EBAP do Sítio Batalha conta com duas bombas com potência para escoar 3 mil litros de água por segundo. Já a estação de Guaranhuns, no Canal de Guaranhus, possui sete bombas, sendo quatro com capacidade de vazão de 1.250 mil litros por segundo, e outras três com uma potência de 1000 mil litros por segundo.


Tags:



Publicidade