Montanha

Octaciano e Gildevan em visita técnica - Obras de barragens

Obras de barragens Octaciano e Gildevan em visita técnica

As obras das duas barragens construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), no assentamento rural Bela Vista, no distrito de Vinhático, em Montanha, foram visitadas na tarde desta sexta-feira (30) pelo secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e pela prefeita da cidade, Iracy Baltar.

O deputado estadual Gildevan Fernandes também acompanhou a visita técnica. Os reservatórios fazem parte do Programa Estadual de Construção de Barragens e visam ampliar a reservação de água para a localidade e ajudar a minimizar os impactos de futuros períodos de estiagem.

A construção das duas barragens, que terão capacidade para armazenar juntas aproximadamente 53 milhões de litros de água, tem investimento total de R$ 1,2 milhão. Elas tiveram a construção iniciada em agosto do ano passado e estão em fase final para a inauguração.

O secretário Octaciano Neto destacou que o assentamento tem déficit histórico de falta de água e foi abastecido durante muito tempo por caminhão pipa. "Por um ano, durante o período de estiagem no Estado, o assentamento foi abastecido apenas por caminhão pipa. Viemos visitar a obra para ver os ajustes que faltam para que possamos a inaugurar as duas barragens", declarou o secretário Octaciano Neto.

Programa Estadual de Construção de Barragens

A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.


Tags:



Publicidade