Alto Rio Novo

Governador visitou local onde será construída barragem - Crise hídrica

Crise hídrica Governador visitou local onde será construída barragem

O governador Paulo Hartung visitou, o local onde será construída a barragem da sede do município. O evento contou com a presença de secretários de Estado e da população local.

A população alto-rio-novense vai ganhar uma barragem no Rio Novo, afluente do Rio São José, próximo ao perímetro urbano de Alto Rio Novo, na estrada que liga a sede à comunidade de Córrego Paraíso. A capacidade de armazenando será de 153 mil metros cúbicos de água, numa área alagada de 3,87 hectares.

"Vivemos uma crise hídrica muito delicada nos últimos dois anos e isso nos mostrou que precisamos desenvolver uma série de ações junto aos municípios e produtores. Mesmo nesta crise que o país está passando, estamos com projetos importantes para reservação e produção de água. O projeto desta obra estará pronto em, aproximadamente, dois meses e, em seguida, faremos a licitação. Essa reserva de água vai trazer muitos benefícios não só para população, mas também para a natureza", ponderou o governador Paulo Hartung.

Segundo o gerente de infraestrutura e obras da Seag, Winker Denner "a barragem está muito bem localizada, próxima ao centro da cidade, numa área privilegiada. E é muito viável que seja feito um equipamento urbano agradável e importante para Alto Rio Novo, como uma praça, área de passeio. Além disso, quando a barragem ficar pronta ela poderá abastecer o município por cerca de três meses".

A barragem faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) com o objetivo de realizar a contratação de projeto de barragens em sete municípios capixabas, dentre os quais, Alto Rio Novo. O projeto deste reservatório está em fase de elaboração, com previsão de finalização no fim de agosto deste ano.

Programa Estadual de Construção de Barragens

A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Praça Saudável | Esporte

Alem disso, a comunidade de Padre Pedro Pasi, e de toda região do entorno, ganhou uma praça de 2.500m² de construção, com equipamentos para ginástica, campo de areia, pista de corrida e caminhada e espaço para lazer da população. Um investimento de R$828.116,52.

Segundo a professora do Campeões do Futuro e moradora de Alto Rio Novo Adriana Serafim, a praça será um grande espaço para a prática de atividades esportivas e será muito bem utilizado pelos alunos do projeto. "Minha vontade é trazer mais núcleos do Campeões para a praça saudável. Os alunos estão encantados com os aparelhos e principalmente com a quadra de areia. Eles estão ansiosos para começar", comentou a professora.


Tags:



Publicidade