Colatina

Indústria, Estado e Prefeitura inauguram Escola Móvel - Parceria Inovadora

Parceria Inovadora Indústria, Estado e Prefeitura inauguram Escola Móvel

Interiorizar a educação profissional e atender a demanda do setor produtivo de São Gabriel da Palha. Foi com esse objetivo que a Federação das Indústrias (Findes), o Governo do Estado e a Prefeitura, inauguraram na tarde desta sexta-feira (30), a Escola Móvel Sesi/Senai/IEL. Com a nova instalação, os moradores da região terão a oportunidade de aprender quatro novas profissões. A unidade ficará no município nos próximos 12 meses.

Inicialmente, a Escola Móvel em São Gabriel da Palha ministrará cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 80 vagas; Operador de Computador, com 28 vagas; Mecânico de Motores Ciclo Otto, com 40 vagas; e Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano, também com 40 vagas disponíveis. As inscrições já começaram, sendo realizadas na sede da prefeitura municipal e, após a inauguração, poderão ser feitas na própria escola.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung afirmou que o presidente da Findes, Marcos Guerra, tem desempenhado um trabalho extraordinário com a interiorização das ações da Federação das Indústrias, principalmente, na área da educação que permite qualificar a população e dar mais condições de igualdades de oportunidades para já capixabas.

"Muito importante esse trabalho de formação profissional. A crise socioeconômica que vivenciamos é dura. No país estamos com mais de 14 milhões de desempregados, mas vai passar, não adianta abraçar o muro de lamentação. O que resolve a vida é atitude. Temos que aproveitar esse momento para nos prepararmos para as oportunidades do pós crise", ponderou Paulo Hartung.

De acordo com o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, as ações de interiorização tem atendido o setor produtivo industrial em todo o território capixaba. "Entendo que o Sistema Findes deve suprir as necessidades da indústria capixaba. Temos que chegar onde o trabalhador está, onde tem gente que precisa se qualificar e, consequentemente, ajudar a melhorar a competitividade da indústria, onde quer que ela esteja localizada. Com a chegada da Escola Móvel a São Gabriel, nós conseguiremos atender às indústrias qualificando mão de obra local, ao mesmo tempo que oferecemos oportunidades de geração de emprego e renda para a população de maneira geral", enfatizou.

Para o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, a Escola Móvel chega num bom momento na cidade de São Gabriel da Palha. "O município, com cerca de 37 mil habitantes, tem forte vocação industrial, setor que representa 26,8% do total de empresas aqui instaladas. Já atendemos à indústria local com uma Agência de Treinamento Municipal (ATM). A Escola Móvel vem para oferecer mais oportunidades, com mais cursos para a população", concluiu.

Interessados

Os interessados em se qualificarem com certificado Sesi/Senai/IEL deverão levar a ficha de matrícula preenchida, com a cópia simples do RG (frente e verso), cópia simples do CPF, cópia simples do comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de compatibilidade, considerando o pré-requisito do curso.


Tags:



Publicidade