Itarana

Exposição Tributo a Domingos José Martins - Herói Nacional

Herói Nacional Exposição Tributo a Domingos José Martins

O prefeito municipal Tininho Batista acompanhado da primeira dama, Samantha Oliveira e do secretário de transportes, Ricardo Pepe participaram na manhã desta quinta-feira (29) da Cerimônia de encerramento da Exposição "Domingos José Martins", na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

O evento contou com a presença da anfitriã da exposição, a Deputada Estadual Luzia Toledo, da Defensora Pública Elizabeth Haddad, da Assessora da Educação, Valéria Cadaxa, representando a secretária de educação Maria da Penha Silva Louback, a equipe da secretaria de educação e 120 alunos de Marataízes e suas diretoras.

"Estou muito feliz e orgulhoso com tudo que presenciei neste dia. Obrigado a todos que estão colaborando com esse evento, a Assembleia Legislativa por dispor esse espaço e a deputada Luzia Toledo pelo convite, por ser essa parceira de Marataízes, sempre acompanhando de perto os acontecimentos. Temos a obrigação de resgatar nossa história, pois um município sem história e um município sem futuro. Só mudaremos o nosso país pela educação, e a atual administração tem um compromisso em oferecer a melhor educação possível, em capacitação para os professores, em boas escolas e tudo que for necessário. Parabéns a todos os alunos por nos presentear com essa bela exposição, e a toda equipe da Secretaria de Educação, pelo empenho, dedicação e amor com a qual cuidam da educação do nosso município." Parabeniza o prefeito municipal Tininho Batista.

A Exposição dos trabalhos sobre Domingos José Martins, realizada pelos alunos da rede municipal de Marataízes esteve em destaque no Palácio das Águias, entre os dias 09 a 12 de junho em Marataízes, ficando em destaque desde a última terça-feira (20), na Galeria Hermógenes Fonseca (Pilotis), anexo à Assembleia Legislativa do ES. O convite foi uma iniciativa da Deputada Estadual Luzia Toledo.

"Belíssimo retrospecto da história de Domingos José Martins, foram duas semanas seguidas de exposição com a presença constante dos alunos de Marataízes nesta casa. Ninguém comemorou essa data de Domingos Martins como Marataízes, foi a primeira vez que este Estado, através do município de Marataízes, litoral sul do estado se permitiu estudar a história, saber quem é esse patrono, mártir nacional, que deu sua vida pela liberdade e os alunos fizeram isso muito bem. Hoje sabemos quem é Domingos José Martins porque Marataízes nos contou toda a história." Destaca a deputada Luzia Toledo.

Após os pronunciamentos das autoridades, o momento foi marcado por apresentações culturais, com a participação da Escola Sebastião de Almeida com a Expressão Corporal que retratou a vida de Domingos José Martins, a paródia em libras de autoria dos alunos, da Escola Nagib Meleipe, acompanhado pelo maestro e professor de música, Everson Vantil e o Coral Municipal formado pelos alunos da escola Maria da Glória Nunes Nemer e dessas duas escolas citadas acima, sob a regência do Wender Dalto, emocionando os presentes e aplaudidos de pé pelos presentes.

Domingos José Martins:

Filho do capitão de milícias Joaquim José Martins e de D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, Domingos José Martins nasceu no Sítio Caxangá, atual Marataízes, no Espírito Santo. O seu pai comandava o "Quartel" de estrada, criado em 1810, em frente à Ilha das Andorinhas na localidade (praia) de Boa Vista, ao sul de Marataízes, ali localizado para fiscalizar e impedir o desembarque clandestino de africanos. O quartel também servia de apoio e proteção aos viajantes dos ataques dos índios Botocudos e Puris. Depois de dar baixa da carreira militar, passou a exercer atividade comercial em casa assombrada na antiga rua das Flores.

Iniciou os estudos primários na capital do estado do Espírito Santo, completando a sua formação, posteriormente, em Portugal. Seguiu para Londres, onde se empregou na firma portuguesa Dourado Dias & Carvalho, chegando a condição de sócio do mesmo estabelecimento comercial.

Na Revolução Pernambucana de 1817, emergiu de maneira brilhante e singular. Pelas próprias circunstâncias de sua vida, era homem dono de grande capacidade de resolução. Os que na época trataram com ele, pintam-no amigo do mandar e do gastar, ambicioso e afável. Maçom, fizera em Londres amizades nos ambientes liberais e um de seus amigos mais próximos foi o general Francisco de Miranda, que lutara na guerra da Independência dos Estados Unidos, vindo da França com as tropas de Dumouriez. Miranda participara também de uma tentativa de emancipação da Colômbia em 1805, sufocada pelos espanhóis, e seu sonho somente se concretizou com Simón Bolivar, ao mesmo tempo em que ele morria no cárcere, na Espanha.

Inegavelmente, Martins foi um observador inteligente que percebeu a evolução das idéias liberais na Europa e bem compreendeu as aspirações particularistas latino-americanas. Pernambuco deveria ser para ele um capítulo glorioso de todo esse grande processo.

Derrotado, foi preso e enviado à Bahia, sendo fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.

Domingos José Martins foi homenageado pela Polícia Civil do Estado do Espírito Santo que o escolheu como patrono, assim como também é patrono do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) em Vitória, cuja data de fundação em 12 de junho de 1916 se deu 99 anos após a sua morte. Além de ser homenageado, também, com uma escola com seu nome: E.E.E.F Domingos José Martins, foi homenageado tendo um município com seu nome nas Montanhas Capixabas.

No dia 16 de setembro de 2011 a presidente da República, Dilma Rousseff sancionou a lei 12.488, de autoria do Deputado Federal Maurício Rands, que inscreveu o nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria, o qual está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.[3]


Tags:



Publicidade