Cariacica

Dia do padroeiro de Cariacica - São João Batista

São João Batista Dia do padroeiro de Cariacica

Cariacica comemora no dia 24 de junho o dia do padroeiro da cidade, São João Batista. Essa história começou quando jesuítas plantavam, nessas terras, o alimento das crianças do orfanato que funcionava no Colégio Santiago, atual sede do Governo do Estado. A proximidade com os religiosos fortificou a imagem do santo entre os primeiros moradores da atual Cariacica e, posteriormente, este foi denominado seu padroeiro. Hoje, a ligação entre igreja e estado, laico, não existe, mas a importância da data é histórica e remonta à formação do povo cariaciquense, do caminho percorrido até a emancipação, ocorrida apenas em 30 de dezembro de 1890.

Por isso a administração busca esclarecer um fato que gera um pouco de confusão até mesmo para os moradores da cidade. A real data do aniversário de Cariacica não é a mesma da festa de seu padroeiro. Porém, ambas são importantes para a história do município e merecem ser lembradas.

O empresário e turismólogo Fábio Leite é outro que estuda com afinco a origem de sua família e da cidade de onde vieram e diz com orgulho que a cidade foi a mais rica do Estado por muito tempo. "Cariacica produzia as riquezas que mantinham a capital e, as fazendas daqui tinha sua sede em Vitória. Essa memória foi levada quando grandes empresas vieram para o Espírito Santo e levaram muitas pessoas para trabalhar em Vitória, enquanto Cariacica recebia imigrantes de outros cantos do país", analisou.

Com poucos documentos que registraram este início, a memória foi mantida principalmente pela oralidade. Pessoas como dona Orlandina Delapícola, jornalista e fundadora do Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense (Ipedoc), que se voluntariam em contar o passado de Cariacica, relembram como isto aconteceu. "Tivemos uma colonização rica que começou com os portugueses e os jesuítas, que trouxeram o religioso para nossa cultura. Depois vieram ainda os imigrantes e, na história moderna, ainda vieram os migrantes de outras cidades, sempre perpetuando a figura do santo", comentou Orlandina.

Curiosidades

Por algum tempo o aniversário de Cariacica foi comemorado na mesma data do santo Padroeiro, São João Batista. Alguns fatos ajudaram a gerar esta confusão, sendo o principal deles uma lei do legislativo municipal (Lei Nº 516, de 1971) que autorizava ao executivo comemorar o aniversário da cidade junto à festa do santo. Desde então, em vários anos foi realizado uma festa única.
Porém, o principal símbolo que marca a conquista da emancipação de Cariacica, a bandeira oficial da cidade, traz a marca que mostra a data real, 30 de dezembro de 1890. Para Fábio Leite, as duas devem ser tratadas distintamente.

"O Santo padroeiro no contexto dos séculos XVI a IX, principalmente, era elemento importante na criação da identidade da população. E na Vila de São João Batista de Cariacica não foi diferente. Mas isso não pode ser confundido com outro momento marcante que foi a emancipação política. Esta mostra a independência quanto à Vitória, da qual era distrito até então", afirmou Leite.



Tags:



Publicidade