Vitória

Biblioteca com mais de 2,2 mil livros é inaugurada - Escola da Vida

Escola da Vida Biblioteca com mais de 2,2 mil livros é inaugurada

Na semana em que comemora-se o aniversário de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura mundial, a Prefeitura de Vitória entrega ao cidadão mais um importante espaço de convivência e aprendizado: a biblioteca Carolina Maria de Jesus.

Localizada na Escola da Vida, em São Pedro, ela já conta com um acervo de mais de 2 mil livros, entre romances, poesia, história e educação. A inauguração na manhã desta sexta-feira (23) contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, da secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, alunos, moradores e lideranças comunitárias.

"A leitura e conhecimento são libertadores, daí a importância da biblioteca na Escola da Vida, que é um projeto inovador voltado para estabilizar e empoderar o cidadão naquilo que ele perdeu", afirma o prefeito.

Criada em parceria com os alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que se organizaram para arrecadar centenas das obras disponíveis, a biblioteca leva o nome de uma importante brasileira, escritora e ex-catadora de lixo, que revelou seu talento registrando o dia a dia dos catadores em cadernos e livros que encontrava no lixo.

"Através de muito esforço e trabalho conjunto conseguimos entregar um espaço que é de interação e reflexão, e que poderá contribuir muito para o empoderamento do indivíduo em sua busca por um futuro melhor, pois poder ver a mudança na vida das pessoas é algo emocionante e significativo", revela a secretária Iohana Kroehling.

Escola da Vida
As ações da Escola da Vida são focadas na articulação de três eixos: Trabalho, Educação e Cultura. A ferramenta principal de intervenção é o Plano Individual de Empoderamento (PIE), que é elaborado pelo usuário com o apoio de um assessor de projetos.

Lá são desenvolvidas diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade e interesse por novas aprendizagens, entre outras.

Onde fica a Escola da Vida e a Biblioteca Carolina Maria de Jesus

A biblioteca está no primeiro pavimento da Escola da Vida, situada na Rodovia Serafim Derenzi, nº 4455, no bairro São José, na Grande São Pedro.


Tags:



Publicidade