Serra

Aulas de circo, capoeira e teatro para melhorar rendimento - Educação

Educação Aulas de circo, capoeira e teatro para melhorar rendimento

Escolas da Serra estão oferecendo aulas de circo, capoeira e até teatro para melhorar rendimento dos alunos nas aulas, através do projeto Novo Mais Educação – parceria da Prefeitura da Serra com o Governo Federal. A iniciativa já mostra resultado nos boletins escolares da criançada, com queda de até 90% nas reprovações desde que o método de integração curricular foi implantado.

O objetivo do programa segundo a secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, é melhorar a aprendizagem no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Na Serra participam da metodologia 24 escolas, sendo que 14 escolas aderiram à jornada de 15 horas extras semanais para desenvolver atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. Já outras 10 fizeram a adesão ao programa para estenderem em 5 horas a carga horária para aulas de Português e Matemática.

As escolas desenvolvem atividades no contraturno e trabalham, também, a autoestima dos alunos, noções sobre regras, disciplina, dedicação aos estudos e desenvolvimento de valores.

Márcia Lamas, explica que o programa prioriza a seleção de alunos que estão com problema de comportamento, em situação de risco social, são participantes do Bolsa Família, possuem dificuldade na aprendizagem ou crianças que são repetentes.

"Quando implantamos o programa ampliamos a permanência dos alunos na escola, reduzimos o abandono e a reprovação. Além disso, a escola fica mais alegre e na maioria das vezes o espírito de cuidado e zelo com o patrimônio público também aumenta", destacou Márcia.

Transformação

O professor de Artes Plásticas e coordenador do projeto na EMEF Leonel Moura Brizola, Wyller Villaças Siqueira Mesquista, conta que os professores já relatam melhora no rendimento dos alunos em sala de aula, diminuindo em até 90% o número de reprovações, bem como os pais tem comemorado o melhor comportamento das crianças em casa. "Não imaginava que o resultado seria tão grande", exclamou.

A diretora da escola Flavia Dantas afirma que os benefícios são inúmeros: "As aulas extras de Português, Matemática, artes, cultura, esporte e lazer têm surtido diversos benefícios, como desenvolvimento pessoal das crianças, sensação de que a escola também pertence a elas, e isso tem resultado em cuidados com a mesma, e maior integração entre escola e família".

A mãe de dois alunos da Emef Leonel, Zenaide Ciriaco, relata que apoia totalmente a participação dos filhos no projeto. "Eu faço questão de participar, ajudando como poço, seja na produção do teatro, arrumando cabelo das crianças para as peças, maquiagem e o que mais precisar. Quando as crianças veem que a gente participa é um incentivo a mais. O incentivo a cultura faz bem para os meus filhos e para todos", finalizou.


Tags:



Publicidade