Muniz Freire

Senar-ES apresenta resultados do Programa ATeG - Parceiros municipais

Parceiros municipais Senar-ES apresenta resultados do Programa ATeG

Mais de 2 mil hectares de lavouras foram gerenciadas pelo ATeG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), juntamente com os Sindicatos Rurais de Muqui, Alfredo Chaves, Apiacá, Iúna, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guaçuí e Jerônimo Monteiro apresentou aos parceiros dos respectivos municípios, Incaper, IDAF, Secretaria de agricultura, prefeitos, os resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de 2015 a 2017.

As reuniões ocorreram nos meses de maio e junho pelos municípios. Ao todo, foram gerenciados mais de 2 mil hectares de lavouras, sendo 1.813.88 hectares em produção, 159,47 em formação e 119,5 em renovação.

A coordenadora do ATeG, Cristiane Veronesi, destaca que o Programa foi de grande auxílio aos agricultores que enfrentaram uma seca severa nas lavouras. "Mesmo com aumento nos custos de produção, a colheita foi positiva balanceando as contas. E o ATeG contribuiu, pois além da aplicação de conhecimentos técnicos nos cafezais, os produtores melhoraram a administração de tudo que entra e sai com controle e empreendedorismo".

ATeG
O Programa ATeG tem o objetivo de oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores rurais, além de proporcionar adequação ambiental das propriedades do campo. O Espírito Santo conta com um complemento, a ferramenta ISA – Indicadores de Sustentabilidade Agroecológica, em que o técnico de campo junto com o produtor consegue ver os três pilares fundamentais para o sucesso no campo: o social, ambiental e retorno financeiro.

Foram beneficiadas pelo Programa ATeG 353 propriedades rurais produtoras de café do sul do ES. Estas foram assistidas por 15 técnicos de campo e dois supervisores.


Tags:



Publicidade