Anchieta

Inverno começa com muitas nuvens e chuva no Espírito Santo - Estação mais fria

Estação mais fria Inverno começa com muitas nuvens e chuva no Espírito Santo

A estação mais fria do ano começou na madrugada desta quarta-feira (21), dia que marca o início do inverno. As nuvens que avançam do mar provocam chuva em alguns momentos em quase todo o Estado (com exceção do Oeste) e as temperaturas máximas devem cair. Neste dia, as temperaturas variam entre 7,0 e 24,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 29,0 °C nas demais regiões. É o que avalia a equipe de Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O tempo segue nublado e chuvoso na quinta-feira (22), com exceção no trecho entre o Caparaó e o Sul da região Noroeste, onde o sol aparece entre muitas nuvens. Nestes dias, o vento predominante sopra de quadrante sul, o que potencializa a sensação térmica de frio no Estado. As temperaturas variam entre 6,0 e 23,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 28,0 °C nas demais regiões.

Mais sobre a estação

Na Região Sudeste do Brasil, o inverno se caracteriza pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos, com noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos e frios do ano.

O principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. Estes sistemas provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem. Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, quase sem vento.

No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios. A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm na região oeste, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões.

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24,0 ºC na Região Serrana e dos 27,0 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13,0 ºC na região serrana e dos 17,0 ºC nas demais regiões.

Mais informações sobre as condições do tempo para o primeiro fim de semana do inverno, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/


Tags:



Publicidade