Linhares

Biblioteca celebra 50 anos em noite de homenagens - Antonio Azevedo Lima

Antonio Azevedo Lima Biblioteca celebra 50 anos em noite de homenagens

O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu o governador Paulo Hartung, na noite desta terça-feira (20), para celebrar o Jubileu da Biblioteca Municipal de Linhares "Antonio Azevedo Lima". As festividades foram realizadas na tradicional Praça 22 de Agosto, espaço em que a biblioteca está localizada e foram marcadas por homenagens, música, exposição de livros de escritores linharenses e muita poesia. Um selo comemorativo que será utilizado pelos Correios foi lançado durante o evento que contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso, do secretário Chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, além do Presidente da Câmara, Ricardo Bonomo, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

O prefeito Guerino Zanon confidenciou que foi um assíduo frequentador da biblioteca na época em que trabalhava em um hotel próximo a sua antiga sede na Avenida Governador Lindenberg. Para ele, as comemorações se abrem para além dos livros, para uma lição de cidadania que teve como exemplo o ex-prefeito Senatilho Perin que construiu a biblioteca em sua gestão. O prefeito também exaltou a atuação dos funcionários e ex-funcionários da biblioteca que dedicam suas vidas aos livros. "A biblioteca tem a função de expandir o conhecimento, é uma potente ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos da nossa cidade e dos nossos alunos, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino aprendizagem. A biblioteca contribuiu muito para a minha formação", explicou Zanon, que ganhou uma carteira de leitor que dá o direito a ele ao empréstimo de livros que fazem parte do acervo de 23 mil exemplares.

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância do acesso ao conhecimento como ferramenta transformadora e instrumento de inclusão, promovendo maiores condições de igualdade e oportunidades em terras capixabas. "Essa é uma bela celebração. Quando convidado, rapidamente aceitei o convite. Eu aprendi cedo e, lendo muito, que uma comunidade não tem futuro se ela não conhece profundamente o seu passado. E é isso o que acontece aqui. Estamos abrindo a janela e visitando o passado de Linhares. Essa viagem na história do município encontra um marco importante que é a biblioteca e me permitam citar, Fernando Pessoa: cultura porque a vida não basta. Cultura conectado com acesso muda as pessoas e a sociedade", disse Paulo Hartung.

Ao longo do evento, o selo foi entregue em forma de honraria a pessoas que contribuíram para a história do local: o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a professora e contadora de histórias Josmari Araújo dos Santos; o fotógrafo Luiz Marcelino do Nascimento - o Seu Luiz -; a funcionária da biblioteca Maria Simon Fernandes e um dos leitores mais assíduos da biblioteca, Jocival Marchiori - atualmente diretor do Colégio Estadual. O evento contou ainda com apresentação do Coral da Igreja Batista do bairro São José, exposição da memória história da biblioteca com a professora Arlêne Campos, exposição com obras de escritores linharenses, sarau literário nas dependências do órgão, além de poesia com o Professor Pereira.

Praça 22 de Agosto

A biblioteca passou a funcionar na Praça 22 de Agosto, no ano de 2011 em espaço adequado para receber o acervo e os leitores com mais conforto e componentes tecnológicos como acesso à internet gratuita. A nova sede foi construída pelo prefeito Guerino Zanon.

Biblioteca Pública Municipal Antonio Azevedo Lima

A Biblioteca Pública Municipal "Antonio Azevedo Lima" foi fundada na gestão do então prefeito Senatilho Perin, no dia 19 de junho de 1967, por meio da Lei no. 350 na Avenida João Felipe Calmon, 863, próximo à Igreja Matriz. Sem data registrada, sabe-se que em 1969 a mesma já funcionava na Avenida Governador Lindenberg, 620, onde se estabeleceu até o dia 13 de maio de 2011, quando foi transferida para o atual prédio na Praça 22 de Agosto.

Acervo

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de 23 mil livros e faz em média 1.200 atendimentos por mês. As obras de referência estão à disposição dos usuários que têm livre acesso às estantes e podem contar com a ajuda dos funcionários para pesquisas no local, além de 10 computadores para pesquisas na internet (além de internet sem fio). A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22h.

Antonio Azevedo Lima

Antonio Azevedo Lima nasceu em 14 de março de 1896, na cidade de Pedra Branca, no Ceará. Filho de Damião Sabino de Lima e Maria Nazareth Azevedo, conheceu Linhares a convite do senhor Anário Marreiro de Araújo. Chegou ao município como administrador de fazendas, tornou-se agropecuarista e comerciante. Posteriormente passou a militar na vida pública. Antonio Azevedo Lima faleceu no dia 01 de outubro de 1973.

Homenageados com Selo

Jocival Marchiori

Jocival nasceu em Linhares é Bacharel em Administração de Empresas, Pedagogo, Especialista em Estatística e Gestão Escolar. É o leitor número 2 da Biblioteca. Atuou por 14 anos como regente de classe, tanto na rede estadual de educação, como também na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Foi na Escola Estadual de Ensino Médio "Emir de Macedo Gomes", que Jocival ganhou maior notoriedade e responsabilidades na sua vida profissional. Há 24 anos ele é o diretor do colégio conhecido "Colégio Estadual".

Luiz Marcelino do Nascimento - "Luiz Fotógrafo"

Luiz Marcelino do Nascimento com as lentes de sua máquina fotográfica presenciou a história da Biblioteca Municipal de Linhares. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, ele chegou a Linhares em 1947 com uma câmera que havia ganhado de seu irmão.

Iniciou o trabalho fazendo os antigos monóculos, passando para as ainda resistentes fotos 3X4, chegando às fotografias tradicionais, interrompendo o ofício apenas neste ano, totalizando 70 anos de registros em imagens das obras, personagens, tristezas e alegrias da cidade de Linhares.

A enchente de 79, a política linharense, o time do Linhares, o novo e antigo prédio da Biblioteca Municipal. Tudo visto e registrado pelo senhor "Luiz Fotógrafo": morador do Linhares V, 88 anos de idade, casado com Iva Coutinho do Nascimento e pai de quatro filhos: Protásio, Luiz, Cenesiane, Maria, Margarida Marta e Judite, seis netos e duas bisnetas.

Josmari Araújo dos Santos

Josmari nasceu em Linhares, formou em Magistério no Colégio Estadual Emir de Macedo Gomes, é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Recreação pela Universidade Federal Paraná e em Buenos Aires pelo (SEA).

Servidora pública, aos 14 anos de idade começou a trabalhar de forma voluntária na alfabetização de adultos. É atuante no Programa de Incentivo à Leitura (Proler), tendo editado a única apostila sobre o folclore de Linhares.

Mãe de três filhos: José Venâncio, Keila e Edmilson e avó de quatro netos; é apaixonada pela literatura e publicou seis livros: Chico Boneco; João da Santa; Irene; Zé da Lata; Brincadeira de Criança é Brinquedo Sim!; e Rio Doce. Todos são adaptados em Braile, com exceção de Irene, que é adaptado em Libras.

As obras de Josmari remetem não só ao imaginário infantil, mas também a história e ao folclore existente na cidade de Linhares. Atualmente Josmarí é cronista num programa de TV e tem suas obras como referência na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF "Samuel Batista Cruz" (CAIC), como referência aos deficientes visuais; e na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF "Castelo Branco", aos alunos com deficiência auditiva.

Maria Simon Fernandes

Trinta e dois anos dedicados à Biblioteca Municipal de Linhares. Esta é Maria Simon Fernandes, formada em Ciências Biológicas, Pós graduada em Planejamento Educacional e que lecionou na educação municipal durante cinco anos, até se apaixonar pelos livros.

Em 1985 Maria Simon começou a trabalhar na Biblioteca Municipal de Linhares e não conseguiu mais sair da função, abandonando a profissão de professora para ser Auxiliar de Biblioteca.

Maria Simon é casada, tem três filhos: Renata, Miguel e Leo e uma neta. A função na Biblioteca Municipal de Linhares despertou um novo olhar para os livros. Prestes a se aposentar, ela já lamenta abandonar o local de trabalho, que se tornou parte da sua vida, para ela "os livros exercem um atrativo muito grande e despedir-se deles a deixará com o coração apertado".


Tags:



Publicidade