Conceição da Barra

Reconhecida como Capital Estadual da Diversidade Folclórica - Conceição da Barra

Conceição da Barra Reconhecida como Capital Estadual da Diversidade Folclórica

No último dia 25 de maio de 2017, o Governador Paulo Hartung sancionou a Lei nº 10.660/2017, que reconhece Conceição da Barra como a Capital Estadual da Diversidade Folclórica. O título de reconhecimento foi proposto pelo Deputado Estadual Padre Honório, através do Projeto de Lei nº 176/2016, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Na justificativa para a proposição, o Deputado Padre Honório destacou que Conceição da Barra é um dos municípios mais antigos do Estado. "Sua fundação data de 1554, quando os portugueses organizaram expedições para afastarem os índios das circunvizinhanças de Vila Velha, local onde se estabelecera o donatário Vasco Fernandes Coutinho", explicou o parlamentar.

As manifestações folclóricas, dentre as quais se destacam o Ticumbi, o Alardo, as Pastorinhas, o Reis de Boi e o Jongo, remontam à história da ocupação local, quando os portugueses, os africanos e os índios deram origem à cultura barrense.

"Tais grupos de diversas expressões folclóricas são um patrimônio cultural intangível. Estamos certos de que a concessão do título de Capital da Diversidade Folclórica constitui oportunidade de o poder público reconhecer, em âmbito estadual, a importância da atuação do município em favor da preservação da riqueza do nosso folclore e da diversidade da cultura em nosso Estado", defendeu o parlamentar.

O prefeito Francisco Vervloet agradeceu a iniciativa do Deputado Padre Honório e o reconhecimento do Governador Paulo Hartung, lembrando que o município tem buscado parcerias para reforçar as atividades dos 17 grupos folclóricos ativos no município. "Dentre os projetos destinados ao fortalecimento das manifestações culturais barrenses, destaca-se a parceria com o SEBRAE/ES e a Associação de Folclore de Conceição da Barra, que pretende oferecer consultoria aos mestres e brincantes, incentivando a profissionalização dos grupos", esclarece o Chefe do Executivo.


Tags:



Publicidade