Nova Venécia

Grupo “Paixão Caipira” vai representar município  e a cultura de São João - Dia 1º de julho

Dia 1º de julho Grupo “Paixão Caipira” vai representar município e a cultura de São João

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início, no mês de maio, ao projeto de São João "Paixão Caipira". A cultura junina será representada pelo grupo de quadrilha que é formado por 36 integrantes (18 casais). O projeto é conduzido pela coreógrafa Natielly Fonseca.

A turma está empenhada. O grupo se reúne quatro vezes por semana (segunda, terça, quinta e sábado), para o ensaio da quadrilha, no Centro Cultural Casarão.

De acordo com o secretário de Cultura, Anderson Sabino, a ideia é realizar apresentações pelo município e levar o nome de Nova Venécia para outras regiões, em eventos realizados por municípios vizinhos.

A pretensão é também manter o grupo formado, mesmo após o período de festas juninas, e ainda trabalhar com os mesmos integrantes em outros projetos culturais do município. "Nosso objetivo vai além de trabalhar a cultura junina. Queremos levar arte em todos os segmentos para a sociedade. É um meio de humanizar o cidadão e gerar benefícios através da arte, ajudando a formar cidadãos melhores que, com certeza, renderão grandes e belíssimos frutos ao mundo", disse Sabino.

A primeira apresentação do grupo de quadrilha "Paixão Junina" acontece no dia 1º de julho, durante o Arraiá do IFES, no campus da Instituição Federal. Outras apresentações posteriores já foram confirmadas.

Quadrilha Junina

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.


Tags:



Publicidade