Nova Venécia

Com apenas 11 anos, jovem atleta vai jogar no Cruzeiro, aprovado pela equipe mineira na última semana - Um jovem talento

Um jovem talento Com apenas 11 anos, jovem atleta vai jogar no Cruzeiro, aprovado pela equipe mineira na última semana

Mais um jovem talento do futebol veneciano está ganhando o cenário nacional e rumando para o Cruzeiro.

Com apenas 11 anos, o jovem Heitor Delevedove Justiniano foi aprovado pela equipe mineira na última semana, após vários dias de testes, e irá para Belo Horizonte no final do ano, em definitivo.

Heitor, que é um tradicional meio-campo destro, foi escolhido em uma peneira em que participaram mais de 40 crianças de todo o Brasil. Ele é fruto do projeto Palestra, administrado pelo policial Fidel Carvalho Soares.

O projeto Palestra, que é o mais antigo em termos de esportes na cidade, surgiu há 11 anos, com o objetivo de afastar as crianças das drogas e propiciar a elas, um momento de lazer. Mas com a evolução do programa, jovens atletas começaram a se destacar e a atrair olheiros de clubes e empresários, fazendo com que se fosse firmada uma parceria com a DNA Sports, que é uma empresa de gerenciamento esportivo e de intermediações de negócios destinada a atender atletas que busquem uma representação.

De acordo com Fidel, líder do projeto, seis jogadores já foram encaminhados para grandes clubes nesses 11 anos, entre eles, o atacante Richarlison, ex América-MG e atualmente no Fluminense. O camisa 70 tricolor treinou por quatro anos no Palestra, quando o projeto ainda era realizado somente em quadra.

Outros jovens atletas que estão tendo oportunidades em grandes são Heitor (meio-campo do sub-11 do Cruzeiro), Vitor (meio-campo do sub-15 do Atlético-MG), Guilherme (lateral-direito do sub-13 do Cruzeiro) e Jean Santos (meio-campo do sub-20 do Real Noroeste e que embarcará para testes no Fluminense neste domingo).

Mesmo com todas as dificuldades e sem apoio do poder público, Fidel mantém o projeto e conta com a ajuda dos pais dos atletas e de outros voluntários, como os treinadores Célio dos Santos e Ailton, além do Hospital São Marcos e do Colina Country Club.

Durante os 11 anos, o programa foi paralisado somente uma vez, por dois meses, em função da falta de apoio. Mas isso não desanimou Fidel. "Nós não podíamos deixar essas crianças livres para um caminho errado. São elas que nos dão força para continuar", disse.

Segundo ele, o saldo do projeto é muito positivo.

Nós já temos seis jogadores em grandes clubes, mas melhor do que isso, aqui nós formamos vários cidadãos de bem. Temos várias pessoas no comércio da Cidade que passaram pela gente. Tivemos perdas, é claro, mas o saldo é bastante positivo. O objetivo principal é formar as pessoas de bem", afirmou.

Atualmente, o Palestra conta com mais de 70 crianças nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15.

Qualquer jovem a partir de seis anos que sonha em jogar futebol, pode entrar em contato com Fidel pelo telefone 99712-0128 e buscar mais informações. Basta estar matriculado na escola e ter disciplina e boas notas. "Fazemos um acompanhamento da vida da criança para que possamos sempre estar ajudando ela", diz Fidel.

Os treinos acontecem segunda e quinta, às 16h, no Colina Country Club, e todos os dias, a partir das 18h, na quadra do bairro Rúbia.

Fonte: / Rede de Notícias ES


Tags:



Publicidade