Itapemirim

Funasa anunciou expansão da parceria com o programa “Adote uma Nascente” - Melhorias sanitárias

Melhorias sanitárias Funasa anunciou expansão da parceria com o programa “Adote uma Nascente”

Funasa anunciou expansão da parceria com o programa "Adote uma Nascente" para cidades da região do Caparaó após sucesso da implantação do projeto no município

Na semana em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, o município de Irupi é destaque, na região do Caparaó, ao ser o primeiro município a dar andamento ao Projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) por intermédio do Programa "Adote uma Nascente". O projeto irá melhorar a qualidade de vida de quase Mil moradores da zona rural de Irupi e será expandido para todos os municípios da região do Caparaó. As instalações sanitárias e de tratamento de esgoto, em fase de mapeamento no município, estão previstas para serem concluídas já em outubro deste ano.

Após extensa agenda acompanhando a Semana do Meio Ambiente na região do Caparaó promovida pelo Governo do Estado, o prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck, a deputada estadual e autora da Lei "Adote uma nascente", Luzia Toledo, e o superintendente da FUNASA no Espírito Santo, Nilton Andrade, se reuniram em Irupi com secretários municipais, com o presidente da Câmara de Irupi, o vereador Júnior do Salão, o presidente da Feira dos Agricultores Familiares de Irupi, Wanderley Vimercati, produtores e lideranças do Caparaó, na tarde de ontem. No encontro, foi detalhado o processo das obras do projeto Piloto "Adote uma Nascente" e discutido melhorias destinadas à Feira dos Agricultores Familiares do município. O superintendente da Funasa Nilton Andrade aproveitou o momento e falou sobre a importância e apoio do município. "Irupi virou referência para as outras cidades da região do Caparaó que estão nos procurando para também receber as melhorias. E como anunciamos, através do que está sendo feito em Irupi, vamos ampliar para os municípios do Caparaó que demostraram total interesse em ser mais um município beneficiado", explicou Nilton.

A deputada estadual Luzia Toledo não poupou elógios à gestão empreendedora realizada em Irupi que tornou possível a implantação e possibilitou a ampliação do trabalho. "O "Adote uma Nascente" funcionou e está acontecendo, pois a parceria com o município de Irupi foi possível e a administração municipal trabalhou em prol dos moradores", destacou a deputada.

O prefeito Carlos Henrique disse que o programa é imprescindível para termos água com quantidade e qualidade no futuro. "É sustentabilidade, é saúde além de diversos outros aspectos que só beneficiam a população", disse o prefeito durante o encontro.

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) liberou R$ 880 mil para implantação do programa piloto de Lei 8524, da deputada estadual Luzia Toledo. A parceria com o governo federal, através do Ministério da Saúde, contou com a intervenção da senadora Rose de Freitas.

Os recursos serão utilizados para o tratamento de esgoto de 233 residências, que abrigam 932 moradores da área rural de Irupi, na região do Caparaó. O objetivo é prevenir a contaminação das nascentes e recuperar o solo e a água.

As instalações estão sendo desenvolvidas em área de abrangência da microbacia do Rio Pardinho, importante afluente do Rio Itapemirim, localizado no Caparaó Capixaba. Serão beneficiadas as comunidades de: Córrego Cabeceira São José, Córrego São José e Córrego Tia Velha, Córrego Vista Alegre/Santa Rosa/Recreio, Córrego Palmital/Trevo de Santa Cruz, Córrego Japecanga, Córrego Santa Rosa de Lima e Córrego Burro Frouxo.

NOVAS BARRACAS

Os agricultores que integram a Feira dos Agricultores Familiares de Irupi por meio de uma emenda parlamentar da deputada Luzia Toledo, em parceria com o Governo do Estado, ainda receberam novas barracas para melhorar o ambiente de trabalho para os feirantes do município. As novas barracas devem começar a ser usadas, já no próximo sábado (10).


Tags:



Publicidade