Cachoeiro de Itapemirim

Produtos locais e mostra de cultura popular - Exposul Rural

Exposul Rural Produtos locais e mostra de cultura popular

Cachoeiro de Itapemirim sedia na próxima semana a Exposul Rural, feira agropecuária regional que integra a programação da festa da cidade.

Entre quarta (21) e domingo (25), o evento vai promover no Parque de Exposições uma série de atividades voltadas ao setor, além de garantir aos municípios participantes um espaço para que apresentem suas manifestações de cultura popular.

Integram essa edição, com Cachoeiro, Castelo, Jerônimo Monteiro, Alegre, Presidente Kennedy, Conceição de Castelo, Dores do Rio Preto e Vargem Alta.

Um dos atrativos é a praça de alimentação, com barracas sob o comando da agricultura familiar, que vão vender os itens como pães, doces em compotas, ovo caipira, açúcar mascavo, biscoito e macarrão.

As manifestações culturais regionais terão espaço exclusivo. Ali o público poderá conferir apresentações de folias de reis, boi pintadinho, caxambu, bate flecha e artes cênicas. Os municípios vão trazer suas delegações.

"A intenção é priorizar a reunião de pessoas que buscam o contato com o meio rural. Queremos que, gradativamente, se volte a valorizar esse potencial da região. Quem for ao evento, neste ano e nos posteriores, vai conhecer cada vez mais os produtores e a cultura da região sul do Espírito Santo", comemora Robertson.

Parcerias levarão experiências e especialização

Segundo ele, cada prefeitura participante vai trazer ao evento um pouco do que há de mais importante de seu respectivo meio rural. Outro destaque, afirma Robertson, é o apoio do governo estadual, tanto à iniciativa de mudança nas características da feira quanto por meio do já anunciado Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Espírito Santo (Fundesul).

O torneio leiteiro e a exposição de pequenos animais, por exemplo, estão garantidos. A feira terá ainda competições de hipismo, mostras de café e de legumes e feiras de animais como bois, ovelhas, cabras, peixes, cavalos e abelhas.

A realização da Exposul é parceria entre a prefeitura e o Sindicato Rural, com apoio de cooperativas, órgãos e entidades como Sebrae, Senar, Senac, Sescop, Incaper, Selita e Idaf. Estão confirmados, também, seminários, workshops, palestras e debates sobre temas importantes para o agronegócio regional.

Para saber da programação acesse: www.cachoeiro.es.gov.br


Tags:



Publicidade