Castelo

54ª Festa de Corpus Christi: tapetes enfeitam ruas de Castelo - Tradição capixaba

Tradição capixaba 54ª Festa de Corpus Christi: tapetes enfeitam ruas de Castelo

O colorido dos tapetes de Corpus Christi enfeita novamente as ruas de Castelo, na Região Turística das Montanhas Capixabas. Durante esta quarta (14) e esta quinta-feira (15), moradores, fiéis e turistas preparam e participam da 54ª Festa de Corpus Christi, considerada a segunda maior festa religiosa do Espírito Santo.

Durante o evento, aproximadamente 1,5 quilômetro de rua é ornamentado com imensos tapetes com temas religiosos, confeccionados pelos fiéis com materiais como pó de serra, terra, flores, pedras, palha de café, arroz e diversos outros.

A montagem dos tapetes começa nesta quarta-feira (14), às 18h, em vários pontos da cidade, e segue por toda a madrugada, com previsão de término quase ao amanhecer do dia. Na quinta-feira (15), além dos tapetes, estão programados shows e apresentações culturais, além da feira de rua com diferentes opções gastronômicas e venda de produtos locais.

Na programação, também acontecem missas e a procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes, encerrando as celebrações da 54ª Festa de Corpus Christi de Castelo.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a valorizar a cultura local.


Voluntários fazem a festa acontecer

Para que a festa seja realizada, a mobilização da comunidade começa alguns meses antes. Criam-se desenhos e é feito o levantamento do material a ser utilizado na confecção dos tapetes. Não importa a idade, todos colaboram e participam. A igreja, a coordenação da festa e a Prefeitura de Castelo fornecem suporte para a confecção dos tapetes.

Neste ano, cerca de 3 mil pessoas participarão como voluntárias, sob responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha. Servidores públicos, artesãos e demais voluntários completam o número de pessoas que ajudam na elaboração da festa.

Segundo a Prefeitura de Castelo, a 54ª Festa de Corpus Christi deve atrair cerca de 80 mil turistas para o município, vindos principalmente de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Pará e de outras cidades do Espírito Santo.



Serviço:

54ª Festa de Corpus Christi de Castelo

Data: 14 e 15 de junho

Entrada Gratuita

Saiba mais sobre Castelo:

http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/cidade/castelo.html

Programação:



Quarta-feira (14 de junho)

18h – Início da confecção dos tapetes

19h – Abertura da Praça de Alimentação e das feiras

– Show com bandas católicas na Praça Três Irmãos



Quinta-feira (15 de junho)

7h – Missa de grupos de Círculos Bíblicos

9h – Missa da catequese e da Infância e Adolescência Missionária

10h30 – Missa dos jovens

12h – Missa das comunidades

16h – Missa campal

17h30 – Procissão do Santíssimo Sacramento

18h30 – Encerramento


Tags:



Publicidade