Cariacica

Nós somos a mudança - PDM

PDM Nós somos a mudança

Em palestra promovida pela Associação dos Empresários de Cariacica (AEC) o professor Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), apontou a necessidade de pensar e planejar as cidades do futuro. Para ele, gestores e sociedade devem entender os objetivos de cada núcleo municipal e projetar como deverá estar em 20 anos e que, o melhor momento para isso é a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM). Com base em experiências de cidades fora do Brasil, como Medellín e Barcelona, além do exemplo de Recife-PE, mostrou que é possível mudar a linha do desenvolvimento de uma cidade.

Montezuma demonstrou que é necessário obedecer uma escala de trabalho. Após identificar quais características possui a cidade, o primeiro passo é estabelecer a visão do futuro urbanístico que pretende-se alcançar. Depois, para estruturar esta visão, elabora-se um plano e os projetos que o compõem, para os quais é necessário adequar o terceiro ponto, a legislação, que parte da lei do PDM. Por último e só então, o que muitas administrações acham ser o primeiro passo, é o financiamento das obras que darão forma a todo o trabalho anterior.

"Aprendi num workshop em Londres que uma cidade mal construída se torna uma espécie de Frankstein. Ou seja, não adianta apenas criar vários projetos legais, independentes uns dos doutros, sem diálogo entre si. Ao juntá-los, provavelmente não farão sentido. As cidades devem ser planejadas antes de se partir para a execução, atendendo ao máximo aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU)", explica Montezuma.

Participaram da palestra além de parte do empresariado de Cariacica os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e o secretário da pasta, Marcus Zanotti. O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, também participou do encontro.

Participaram da palestra além de parte do empresariado de Cariacica os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e o secretário da pasta, Marcus Zanotti. O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, também participou do encontro.

"É importante vermos as experiências exitosas de outras cidades, compartilhar estas soluções e trabalharmos para ajustá-las às características locais é o nosso dever de gestores. Hoje já conseguimos ver que Cariacica tem potenciais cada vez mais aflorados e é o nosso momento de estabelecermos como vamos nos desenvolver, incluindo a todos, empresas, pessoas, carros, área rural. A cidade deve ser pensada para que as pessoas usufruam de todas os benefícios a que têm direito", comentou o prefeito.

O presidente da AEC, Herick Marques, mais uma vez mostrou que o desejo do empresariado da cidade é contribuir para o crescimento sustentável. "Foi uma honra sermos convidados a participar da construção do PDM, pois todos têm a contribuir. O setor produtivo não é diferente. Por isso trouxemos esta palestra para que nos inspire nesta missão. Agora vamos trabalhar com mais afinco para entregarmos à Prefeitura e à sociedade uma nota técnica da Cariacica que almejamos, dando assim nossa contribuição com o planejamento do município", afirmou.

O PDM de Cariacica é elaborado por técnicos da Semdec, servidores do município, o que gerou economia aos cofres públicos. Na metodologia está previsto ouvir os diversos setores da sociedade incluindo empresários, comunidades, conselhos e áreas técnicas, além da academia. A Prefeitura estabeleceu, neste processo, convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para afinar métodos e trocas de informações para que o plano municipal seja compatível ao da Região Metropolitana, elaborado pelo órgão estadual. Ambos têm previsão de entrega até o fim de 2017.


Tags:



Publicidade