Espírito Santo

Palestra com o professor Júlio Francelino Ferreira Filho - Seminário Integrado

Seminário Integrado Palestra com o professor Júlio Francelino Ferreira Filho

Na noite desta quinta-feira (08/06) o auditório do Polo Universidade Aberta do Brasil Aracruz recebeu a cerimônia de abertura do Seminário Integrado. O evento contou com as presenças da Coordenadora do Polo, Maria Gorete, do professor Júlio Francelino, da Secretária de Educação Ilza Rodrigues, do Presidente da Câmara Alcântaro Filho e do Prefeito Jones Cavaglieri.

Primeira a se pronuncia na abertura, a Coordenadora Maria Gorete falou sobre a Universidade Aberta do Brasil aos presentes. "Hoje contamos com 27 polos no nosso estado. A UAB completou dez anos e é o maior projeto de educação à distância do Governo Federal, que fomenta e incentiva o ensino superior público de qualidade. Para que esse sistema funcione, contamos com três instâncias: diretoria de educação à distância; as universidades e os municípios, que são os mantenedores", explica.

A secretária Ilza fez questão de destacar o zelo que é dado às estruturas do prédio onde funciona o Polo e que se deve dar publicidade às ações da instituição. "Esse prédio foi construído há dez anos e nada de novo foi colocado aqui. Isso mostra que existe um grande cuidado com tudo. Precisamos dar mais visibilidade a esse Polo, pois muitas pessoas passam aqui na porta e não têm noção do que funciona aqui dentro. O número de alunos aqui só não é maior porque eles não sabem o que é isso aqui, lugar de muita riqueza e conhecimento", ressalta.

Para ilustrar a importância de se investir em educação, o Presidente da Câmara Alcântaro, citou sua trajetória como exemplo. "Lá atrás, quando ainda era pequeno, tinha aulas com a professora Ilza, o que contribuiu e muito para a minha formação como homem, o que eu sempre digo como referência aos jovens. Hoje estou como vereador e presidente da Câmara, consegui me graduar em Direito, me tornei um cidadão, graças aos ensinos que tive. A educação é a maior riqueza que podemos deixar como pessoas públicas. Temos aqui no Polo uma grande janela de oportunidades. Que esse seminário seja enraizado aqui" esclarece.

O prefeito Jones fez questão de lembrar que na sua gestão, o ensino é algo prioritário. "Nós fizemos um pacto pela educação, temos que refletir sobre isso. Temos que valorizar o professor como parceiro e entendemos ainda mais que o aluno aprende mesmo quando ele está iniciando seus estudos, quando ele se identifica com o professor".

Jones também lembrou de quando era vice-prefeito em 2005, e que desde aquela época, já pensava em educação. "Damos muita importância à educação. Naquela época, a primeira coisa em que pensamos foi em qualificar nossos jovens, para que as vagas de empregos surgidas possam ser ocupadas por eles. Reformamos e construímos muitas escolas, além de trazer o IFES para nossa cidade", lembra.

Para finalizar sua participação, o prefeito fez questão de deixar uma mensagem: "O Homem não é nada, além daquilo que a educação faz dele. A educação não transforma o mundo, ela transforma as pessoas que transformam o mundo".

As perspectivas atuais da Universidade Aberta do Brasil
Durante sua palestra, o professor Júlio Francelino explanou sobre as perspectivas atuais da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de um telão ele mostrou o que é o polo UAB, seus limites e possibilidades, e também contou um pouco de sua história.

"Espero contribuir com algumas reflexões e mostrar a vocês o que é a UAB e o lugar do polo nesse sistema. Falar de UAB e educação à distância é a mesma coisa que falar de educação presencial, pois estamos tratando de um universo bastante amplo, onde precisamos fazer recortes para não nos perdermos."

O recorte que o professor fez foi voltado justamente sobre as perspectivas da UAB. Segundo ele houve uma transformação dos métodos de alfabetização, que antes era considerada sintética, e agora analítica, refletindo na formação no plano de carreira dos professores, que antes atuavam nas escolas, e depois passaram a atuar de forma diferenciada. Com isso a classe docente passou a desenvolver práticas diferenciadas, o que foi fundamental para a interiorização do ensino, com textualidade e paragrafação.

Ao citar a criação do Polo UAB, ele falou dos credenciamentos dos municípios e seus critérios iniciais como distância e infraestrutura cuja missão é expandir e democratizar o acesso da população ao ensino superior público. Trata-se de uma unidade acadêmica que oferece apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino e de aprendizagem dos cursos à distância para instituições de ensino superior.

Números
Como forma de demostrar o que se passou nesses dez anos no sistema UAB, o professor usou números. Hoje são 106 instituições públicas vinculadas à UAB, 948 polos, 130 mil, alunos, 593 mil vagas ofertadas, 172 mil, alunos formados, 133 mil alunos matriculados, além de 35 mil vagas a serem ofertadas somente esse ano.

Após sua palestra, o professor abriu espaço aos presentes para que fossem tiradas dúvidas, em um método de perguntas e respostas. Logo em seguida, os alunos de Física prestaram um agradecimento.

O Seminário Integrado do Polo UAB segue durante os dias 12, 13, 19 e 21 de junho com uma extensa programação, incluindo atividades promovidas pelos alunos do curso de licenciatura em artes visuais, química, história e filosofia, além de exposição de trabalhos, outras palestras, mesa redonda e oficinas, estas ministradas em escolas públicas.

Trata-se de uma exposição conjunta de trabalhos de alunos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e tem como objetivo principal divulgar e socializar as ações, cursos e espaço físico do Polo UAB Aracruz, como parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Ele também promove discussões, presta serviços e compartilha os saberes construídos no espaço acadêmico entre discentes, docentes e a comunidade local. Além disso, visa também complementar a formação curricular dos alunos do Polo de Apoio Presencial da UAB e Centro de Formação de Professores José Modenese - Aracruz - ES.


Tags:



Publicidade