Alfredo Chaves

Festa em honra ao Santo Antônio no dia 11 de junho - Alfredo Chaves

Alfredo Chaves Festa em honra ao Santo Antônio no dia 11 de junho

Acontece no próximo domingo, dia 11 de junho, a Festa em honra ao Santo Antônio, padroeiro da comunidade de Ribeirão de Santo Antônio, interior de Alfredo Chaves. Muitas atrações religiosas e culturais prometem animar o local e moradores vizinhos.
Durante as festividades haverá serviços de cantina, leilão de bananas, sorteios de prêmios, roletas, além de animado forró.

 

Santo Antônio foi frade agostiniano no Convento São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.

A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo. António é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o velho, Cícero, Seneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras. O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.

PROGRAMAÇÃO

11/06- Domingo

10h30min – Chegada das comunidades

11h – Santa Missa presidida pelo Padre Josemar Stein, com participação da comunidade de Araguaia e animada pela comunidade de Santa Cruz da Paróquia Santa Maria Goretti (Cariacica-ES)

12h30min – Almoço Comunitário

15h30min – Sorteio da rifa

Durante a festa haverá show com Rafaeli e Higor e participação de Weverton Guzansky.


Tags:



Publicidade