Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
TRE realiza testes no sistema eleitoral - (Pancas, ES)

Pancas

TRE realiza testes no sistema eleitoral - Eleições 2012

Eleições 2012 TRE realiza testes no sistema eleitoral

Os sistemas que serão utilizados no dia da eleição, em 7 de outubro, foram testados em um simulado realizado nesta semana. Cerca de 20 técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) participaram do teste promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O foco principal foram as urnas eletrônicas e o sistema de totalização de resultados.
O simulado é feito de forma simultânea, com a participação de vários Estados do país, onde os técnicos ficam em suas respectivas sedes sincronizados com o TSE. Todo o processo de votação e apuração foi reproduzido nos sistemas como se fosse para valer, desde a preparação das urnas até a divulgação dos resultados finais.

Entre os dias 10 e 14 de setembro outro simulado será realizado, mas de forma mais ampla. Todas as zonas eleitorais estarão envolvidas. O novo teste será exclusivo no Estado. Até alguns eleitores de locais em que há urnas biométricas – que leem digitais – serão convidados a participar. Essa tecnologia já foi utilizada em Castelo e Viana. No pleito de outubro, Dores do Rio Preto também terá a novidade.

Na próxima semana, o TRE começa a realizar o treinamento com os técnicos de urnas. Os profissionais devem estar preparados para auxiliar os cartórios eleitorais em relação a todas as operações das urnas eletrônicas, inclusive para prestar suporte em caso de defeito em máquinas no dia das eleições.

Com informações do G1-ES

Concorrente à Prefeitura de Pancas, Walace dos Santos Alcure (PSD) também teve a candidatura indeferida pelo TRE. Suas contas foram consideradas irregulares porque no seu mandato como prefeito, entre 1997 e 2000, ele recebeu verba federal por meio de convênio para reformar uma escola e não prestou conta dos recursos.

Treinamento

Ao todo, 130 servidores do TRE participam nesta e na próxima semana de um treinamento para atuar nas eleições deste ano. Eles recebem orientações de fiscalização de trabalho dos técnicos de urna e sobre como proceder no casa de falha e também durante a apuração dos votos.

Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade