Conceição da Barra

Parceria com estado já levou mais de 85 mil litros de água, quase 300 moradores - Comunidades rurais

Comunidades rurais Parceria com estado já levou mais de 85 mil litros de água, quase 300 moradores

Através de parceria firmada com o Governo do Estado, com a participação direta da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a Prefeitura de Conceição da Barra já realizou a distribuição de 85 mil litros de água nas comunidades rurais do município. O abastecimento é realizado com a utilização de carro-pipa cedido pela SEAG e deve continuar até o final do mês de setembro.

A água que está sendo distribuída é captada e tratada pela Cesan, garantindo a boa qualidade e as condições adequadas para o consumo humano. Só durante o mês de maio, quase 300 moradores de oito comunidades rurais já foram beneficiados pelo abastecimento emergencial.

Para definir a ordem de atendimento dessas localidades, a Gestão de Segurança e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizaram um levantamento da situação do abastecimento nas comunidades. A partir dos dados levantados foi estabelecido um cronograma em que a prioridade de atendimento obedece aos critérios de maior escassez de recursos hídricos e inexistência de poços ou qualquer outra fonte de abastecimento.

A crise hídrica vem atingindo o município de Conceição da Barra há mais de três anos e apresentou um agravamento considerável ao longo dos últimos meses. A falta de água tem causado graves prejuízos nas comunidades urbanas e rurais, afetando o consumo humano e animal, além da produção agrícola e industrial. Os efeitos da estiagem são tão intensos que levou a Cesan a retomar racionamento de água na Sede, reduzindo o abastecimento diário para o período das 7 às 17 horas, desde o início de maio.

REFORÇO NO ABASTECIMENTO

No final do mês de abril, o vice-governador César Colnago esteve em Conceição da Barra para apresentar o projeto para a construção de uma barragem em Braço do Rio, através da parceria público-privada (Estado X Município X Alcon). O reservatório que ficará localizado na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas e vai armazenar água do Rio Preto do Norte, terá capacidade de armazenar 2,5 bilhões de litros de água com 104 hectares de área alagada. O suficiente para abastecer os 13 mil moradores de Braço do Rio por sete anos. Outras duas barragens serão construídas em assentamentos rurais de Conceição da Barra.


Tags:



Publicidade