Itapemirim

Objetivando uma maior integração dos grupos atuantes da orla - Crescimento ordenado

Crescimento ordenado Objetivando uma maior integração dos grupos atuantes da orla

A abertura oficial do Projeto Orla ocorreu na manhã desta segunda-feira (05), no auditório do prédio sede da Prefeitura Municipal de Itapemirim. O projeto, aderido por Itapemirim em setembro de 2016, visa a gestão integrada da orla marítima, buscando o ordenamento do uso e ocupação do solo na orla a partir de estratégias que diferenciem os espaços de acordo com seus respectivos usos, como por exemplo, o econômico, de lazer e de preservação. Essa é uma iniciativa inovadora do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A metodologia do Projeto Orla conta com a realização de oficinas de capacitação técnica de gestores municipais e da sociedade civil objetivando uma maior integração das competências desses dois grupos atuantes na orla marítima, ampliando o conceito de gestão participativa para melhor atender aos interesses coletivos e às metas de qualidade ambiental. A 1ª oficina começa nesta segunda-feira (05) e segue até o dia 9 de junho, no Telecentro, localizado na Secretaria Municipal de Pesca, na Rua Catarina Fernandes da Rocha, em Itaipava. Dia 5 será das 14h as 18h e nos demais dias, das 8h as 17h.

Objetivos específicos do Projeto Orla:

-Contribuir para a redução de conflitos relacionados ao uso e ocupação do solo na orla marítima;
-Colaborar na recuperação das características originais do ecossistema marítimo;
-Incentivar a adoção de medidas e definição de parâmetros que venham contribuir para o desenvolvimento sócio econômico;
-Incrementar o potencial turístico;
-Desenvolver ações de preservação ambiental dos ecossistemas;
-Fomentar o acesso da comunidade a atividades esportivas, culturais, artesanais e de lazer, dotando o trecho de infraestrutura básica para a revitalização e ordenamento deste espaço;
-Articular parcerias, com instituições públicas e privadas de modo a possibilitar uma ação mais efetiva do governo municipal na gestão do espaço litorâneo.


Tags:



Publicidade