Afonso Cláudio

Seminário regional de formação cineclubista e mostra de filmes - Valor às tradições

Valor às tradições Seminário regional de formação cineclubista e mostra de filmes

O Município de Afonso Cláudio conhecido por suas belas cachoeiras, por sua rica diversidade étnica e cultural, ganha significativo destaque no cenário cultural capixaba por se tornar um polo de desenvolvimento do cineclubismo e o acesso a sétima arte.

Entre os dias 03 e 04 de junho de 2017, recebeu o Seminário Regional de Formação Cineclubista e Mostra de Filmes, que tem por objetivo ofertar ao setor cultural e cineclubes presentes na Região Serrana, Sul e Caparaó uma rica formação sobre a história e o universo do cineclubismo.

O Seminário foi realizado no Centro Cultural José Ribeiro Tristão e no dia 03 de junho, a partir das 20 horas, na Praça Aderbal Galvão, houve uma Mostra de Filmes, aberta ao público.

O projeto foi idealizado pela Associação de Cineclubes Vila Velha e contemplado no Edital 026/2016 do Fundo Estadual de Cultura / Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

E contou com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Associação Diacônica Luterana, Cineclube Lagoa, Organização dos Cineclubes Capixabas, Conselho Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes que congrega 75 países membros.

O cineclubismo capixaba vem de intenso processo de difusão no interior do Estado, promovendo um debate sobre os direitos do público de acesso ao cinema enquanto expressão cultural e popular.

Cineclube é um espaço público por excelência, que promove o encontro de pessoas entorno da obra audiovisual, é a comunidade que se organiza entorno de seu direito cultural de acesso à cultura, neste caso em específico, o acesso ao rico mundo imaginário do cinema. Valorizando e formando público para o cinema brasileiro e capixaba.

Segundo o Produtor Cultural e Cineclubista, Luciano Guimarães de Freitas: a cidade de Afonso Cláudio sempre teve intenso destaque e colaboração com o fortalecimento regional do movimento cineclubista na região, desde o surgimento do Cineclube Lagoa, idealizado por seu coordenador Alex Reblim. Assim como nós, que atuamos conhecendo as regiões e municípios, sempre tivemos profunda admiração tanto pelo Município, assim como um grande carinho com a Gestão Pública do Município que tão bem nos recebeu e se colocou à disposição para colaborar com a realização de mais esta etapa, que é o Seminário Regional de Formação Cineclubista, que certamente irá proporcionar um avanço na política cultural não só em Afonso Cláudio como em toda a Região.

"Acreditamos na cultura como uma forma incentivar tanto a valorização de nossa história e de nossas tradições, como também é uma via de inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho por meio da economia criativa, e vemos neste evento de formação um potencial para inserir o Município de Afonso Cláudio no circuito audiovisual capixaba por meio da difusão e acesso a sétima arte, o cinema" – Fabiana Binow, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

A Associação de Cineclubes de Vila Velha também cumprimenta o Município por sua diversidade cultural e compromisso com à cultura, se colocando sempre à disposição para colaborar com o Município, destacando o belo trabalho que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio de sua equipe municipal e da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Fabiana Binow.

"Estamos felizes em receber um evento como esse, pois com ele levamos aos moradores de Afonso Cláudio uma forma a mais de cultura e conhecimento, pois entendemos que toda cultura é bem-vinda e de extrema importância. Como diz o filósofo Nildo Lage: "A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato. " – Destaca Mariana Souza, funcionária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Tags:



Publicidade