Itapemirim

Com o objetivo de agregar valor ao leite - Fabricação de queijo

Fabricação de queijo Com o objetivo de agregar valor ao leite

O Executivo Municipal, em parceria com o Sebrae, trouxe para o município de Itapemirim o Programa de Agroindústria Familiar "Fabricação de Queijos", com o objetivo de atender aos produtores interessados em agregar valor a seus produtos. O programa conta ainda com políticas de crédito, tributação, assistência técnica, inspeção, certificação de origem e comercialização. A palestra inicial sobre o assunto citado foi realizada na última quinta-feira (25), no auditório do prédio da Prefeitura Municipal de Itapemirim, na Sede.

Na ocasião, os produtores receberam todas as instruções e conhecimentos ofertados pelo Sebrae para passarem de simples produtores artesanais a pequenos empresários na implantação das agroindústrias no setor de queijo, que levará à ampliação do mercado, melhor qualidade na produção e comercialização, beneficiamentos, apresentação e gerenciamento de seus negócios, visando assim transformar o mercado hoje informal em um grande potencial gerador de renda.

"O programa também ajuda os agricultores familiares a terem acesso futuramente a linhas de crédito com juros mais baixos e ampliação da participação no mercado institucional, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar)", destaca o secretario de Desenvolvimento Estratégico, Rodrigo Bolelli. "Para isso, temos que qualificar a produção e o homem do campo. Estamos trabalhando de forma incansável para fortalecer o setor de Agroindústrias em nosso município", acrescenta o secretário de Agricultura, Luciano Henriques.

"Queremos qualificar e tirar da informalidade as agroindústrias familiares. Estamos abordando questões como a regularização, gestão, comercialização e políticas públicas voltadas ao setor. Além de agregar valor à produção, a agroindustrialização viabiliza a propriedade, diversifica a produção e favorece a permanência do homem no campo", diz o prefeito em exercício, Thiago Peçanha Lopes.

Dando continuidade ao programa, nos dias 5 e 6 de junho, os produtores já cadastrados no programa participarão do curso da Agroindústria do Queijo, das 13h as 19h, no Cras da Sede.


Tags:



Publicidade