Águia Branca

Município recebe seminários regionais de formação cineclubista - Veja como participar

Veja como participar Município recebe seminários regionais de formação cineclubista

O que é cineclube? Como criar um Cineclube e promover exibições de filmes em sua cidade, ou bairro, ou escola, ou centro comunitário?

Cineclube é um espaço público por excelência capaz de reunir pessoas entorno de um filme e promover ricos momentos de compartilhamento de saberes e vivências, formando o nosso olhar diante dos temas abordados no filme. Este encontro de ideia vai culminar num caldo para diversas ações sócio culturais na formação do cidadão enquanto agente transformador de sua comunidade e espaços de socialização em que participa.

Os cineclubes interferem em suas comunidades, promovem mudanças comportamentais, não raro, crescem enquanto instituições. Assim como também tornam-se um espaço de acesso ao cinema enquanto expressão cultural de um povo ou comunidade, é a possibilidade de que pequenos e médios municípios voltem a ter acesso ao rico mundo imaginário da sétima arte, o cinema.

As atividades com cineclube no Município de Água Doce do Norte que se iniciaram com o Cineclube Olegário Martins no ano de 2013, no Distrito de Santa Luzia do Azul, e seguem destacando o Município no cenário cultural capixaba.

Fruto desta ebulição do cineclubismo na Região Norte e Noroeste do Espírito Santo, se iniciou no Município de Águia Branca com o Cineclube Eco Social que foi o centro irradiador do movimento cineclubista no norte e noroeste. O Eco Social foi formado com apoio da Associação de Cineclubes de Vila Velha, tendo participado de diversas Jornadas Nacionais de Cineclubes, completando em novembro de 2017 seus 14 anos de sua fundação.

Neste dias 27 e 28 de maio de 2017, o  município de Água Doce do Norte assume parte deste processo de interiorização do cineclubismo, tornando-se sede regional dos Seminários Regionais de Formação realizados pela Associação de Cineclubes de Vila Velha por meio do Edital 026/2016 do Fundo Estado da Cultura do Espírito Santo.

Ainda a realização do Seminário conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Água Doce do Norte, que tem dado todo suporte técnico para realização do evento.

A Associação de Cineclubes de Vila Velha possui décadas de atuação, e reconhecimento de suas atividades no âmbito estadual, nacional e internacional.

Tendo sido o centro irradiador da rearticulação do Movimento Cineclubista no Espírito Santo a partir do ano de 2004.

Durante o Seminário será abordado como organizar um cineclube, cineclubismo na educação, formatação de projetos para editais, e outro temas. O Município receberá participantes de Municípios da Região Norte e Noroeste, além de uma Mostra de Filmes que acontecerá no dia 27 de maio de 2017, na Lanchonete Papa Léguas localizada no centro do Município de Água Doce do Norte, de frente a Praça Municipal, a partir das 20 horas.

Segundo a Associação de Cineclubes de Vila Velha, é de fundamental importância esta formação, para quem deseja atuar no acesso ao cinema enquanto formação de público, e queira criar um cineclube. A participação no Seminário concederá ao participante além de conhecimento, um Certificado, que poderá contribuir em avaliações em futuros editais públicos.

Caso, seu Município queira criar um Cineclube, ou já exista um cineclube em funcionamento, ou mesmo uma Escola, Associação de Bairro ou de Comunidade, e queiram criar uma atividade com exibição de filmes por meio de um cineclube, formação do cidadão com adolescentes e jovens, basta entrar em contato com os e-mails [email protected] ou [email protected] e solicitar maiores informações e participar do Seminário que tem 20 vagas para a Região Norte e Noroeste, disponibilizando aos participantes alimentação e hospedagem.

O Produtor Cultural Luciano faz uma análise sobre a cultura em nossa Região e sobre a importância do Seminário de Formação.

O Seminário é de extrema importância, é um momento que se propõe a reunir os cineclubes presentes em nossa região para primeiramente, ter acesso a conhecimento sobre a história do cineclubismo, e em segundo plano, pensarmos de forma coletiva a formação de redes de exibição alternativa e o acesso ao cinema enquanto espaço público. Isto é um grande avanço para a nossa região, o retorno do acesso ao mundo imaginário do cinema, e a possibilidade de se promover diversos debates e formações através do cinema, arte que engloba tantas outras artes, como a musica, o teatro, a dança. Ainda, os participantes serão beneficiados com momentos de inter-relacionamento comunitário e social, compartilhamento de saberes e vivências, bem como a partir do evento proposto por meio da estadia por dois dias, de pessoas e convidados vindos de outros municípios, iremos contribuir com a economia local e o desenvolvimento socioeconômico.

Receberemos no evento palestrantes e um oficineiro capacitado com ampla vivência no desenvolvimento do cineclubismo na educação, tendo participado das Oficinas de Formação do Programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Ainda contaremos com a presença da Federação Internacional de Cineclubes que reúne 75 países membros em todo o mundo, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, um membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Se você deseja realizar a sua inscrição e ter acesso a hospedagem e alimentação, basta entrar, até sexta feira, nesse link.


Tags:



Publicidade