Mimoso do Sul

Projeto leva cultura para São Pedro do Itabapoana - Fortalecer as raízes

Fortalecer as raízes Projeto leva cultura para São Pedro do Itabapoana

Música de raiz, culinária, arte, história e arquitetura. Esses são alguns atrativos que tomarão conta do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, neste fim de semana, em Mimoso do Sul, na Região Turística dos Vales e do Café. Na sexta-feira (26) e no sábado (27), o distrito recebe o projeto "Vem Viver o Patrimônio", que tem o objetivo de enaltecer e fortalecer as raízes locais.

O projeto, iniciado em abril, terá edições em maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro, sempre no último fim de semana do mês. Na programação, muita moda de viola, música de raiz e comida artesanal preparada pela comunidade, que deseja manter viva a cultura do sítio histórico.
O projeto é uma realização da Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana, com apoio da Prefeitura de Mimoso do Sul, do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.
Descubra Mimoso do Sul

A cidade de Mimoso do Sul guarda características da arquitetura do século XIX. As grandes fazendas de café, o patrimônio cultural e arquitetônico e as belezas naturais são os grandes atrativos turísticos do município, que se localiza a cerca de 180 quilômetros da capital do Espírito Santo, Vitória.

Além de curtir o projeto "Vem Viver o Patrimônio", o turista pode aproveitar os outros atrativos do distrito e da cidade, confira:

Teatro Stenio Garcia - Capacidade para 270 pessoas, o teatro homenageia o ator Stênio Garcia, que nasceu no município. O Teatro Stênio Garcia tem estilo arquitetônico italiano.

Monumento ao Cristo Redentor - Uma das Sete Maravilhas do município, eleita pelos próprios moradores. Seu diferencial é a oportunidade do visitante poder entrar no monumento.

São Pedro de Itabapoana - Patrimônio Histórico do Estado do Espirito Santo e antiga sede do município. O distrito, que fica a 30 quilômetros da sede atual, abriga imóveis tombados e construídos no auge do ciclo do café, no século XIX. São Pedro do Itabapoana é intitulado, desde 2015, como "Capital Estadual da Sanfona e da Viola", projeto de lei da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, por meio da Lei 10.394/2015.

Pico dos Pontões - Localizado a 1938 metros de altitude, o Pico dos Pontões é um dos locais mais visitados do município, ideal para a prática de rapel e trekking.

Cachoeira das Garças - Fica a 30 quilômetros da sede, seguindo pela ES 297, que liga Mimoso do Sul a Apiacá.

Corredeira do Poço D’antas - Localizado no Rio Muqui do Sul, na Fazenda Poço D’antas, no distrito Conceição do Muqui. Distante 32 quilômetros da sede.


Serviço:
Vem Viver o Patrimônio
Data: 26 e 27 de maio
Local: São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul
Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela BR 101 Sul e em seguida pela ES 391. Ao todo são 179 km. São Pedro do Itabapoana fica a 30 quilômetros da sede de Mimoso do Sul.
Entrada Gratuita
Programação:
Sexta-feira (26 de maio)
21h – Atração do Forró (acústico)
Sábado (27 de maio)
21h – Adriano Costa e Banda
23h – Valdeir do Acordeom e Banda
Mais informações: http://saopedrodoitabapoana.com.br/


Tags:



Publicidade