Itapemirim

Exposição ocorre até o dia 09 de junho - Reabilitação

Reabilitação Exposição ocorre até o dia 09 de junho

Está em exposição no Palácio das Águias, em Marataízes, doze telas pintadas por internos do Centro de Detenção Provisória de Marataízes (CDPM) e da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), entre segunda-feira (22) e 09 de junho. O monumento histórico abriga a Biblioteca Pública do município. Na manhã desta terça-feira (23), o secretário de turismo, Philipe Verdan, acompanhado do diretor do CDPM, Fabrício Ribeiro estiveram presentes na abertura oficial, juntamente à equipe do Palácio das Águias, coordenado pela Bárbara Perez.

Os quadros foram produzidos por internos que participaram das três edições do concurso de pintura do projeto "Mãos que Falam", realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com apoio da ArcelorMittal e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Os temas das pinturas são variados, seguindo a orientação das edições do concurso. Em 2016, a terceira edição do concurso de pintura abordou as paisagens e pontos turísticos do Espírito Santo, baseado na campanha #amor♥es, lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover e ressaltar as belezas naturais capixabas. Já as edições anteriores do evento tiveram como tema "Terra, Planeta Água" e "Meu Brasil Brasileiro".

O diretor do Centro de Detenção Provisória de Marataízes, Fabrício Ribeiro Porto Fernandes, explica que o objetivo da exposição é apresentar à população do Sul do Estado o projeto realizado nas unidades prisionais.
"A exposição é uma forma de mostrar para a comunidade de Marataízes um dos projetos que a unidade trabalha com os internos. A cultura é uma importante ferramenta de ressocialização dos internos e um meio de divulgar o trabalho realizado. Além deste projeto, o CDPM oferece estudo bíblico, sala de aula de 5ª a 8ª série, cinema com debate sobre os filmes, sob a orientação de uma pedagoga. " Avalia Fabrício Ribeiro, diretor.

Segundo a Bárbara Pérez, guardiã do Palácio, na segunda-feira (22) o Palácio recebeu a visita dos alunos da Escola Maria da Glória Nunes Nemer e ficaram encantados com a exposição. Ainda, que uma das alunas de 14 anos não conhecia o Palácio das Águias e mostrou-se encantada em saber que eram obras de arte feita por detentos. A Exposição está aberta das 8h as 17h, no Palácio das Águias, em Marataízes. A entrada é gratuita.

"Mãos que Falam"
O projeto tem como objetivo potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima dos detentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles ainda em cumprimento da pena. Busca, ainda, humanizar os espaços coletivos das unidades prisionais.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Educação e Trabalho (GET), com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e patrocínio da ArcelorMittal.


Tags:



Publicidade