Ibatiba

Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado - Áreas Rurais

Áreas Rurais Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado

Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – anunciou, nesta quarta-feira (24), o lançamento do novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural, o "Campo Digital". Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

Participaram da solenidade do governador em exercício, César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, além de diversas lideranças estaduais e municipais. O objetivo do programa é permitir que a população do campo possa realizar ligações e acessar a internet por meio do aparelho celular para se comunicar com outros produtores, fornecedores e compradores.

"Hoje em dia, celular e internet são ferramentas essenciais de trabalho. A ação de hoje é um passo para o futuro digital que já vivemos, é a conexão do pequeno agricultor com o mundo. Com disposição, compromisso e planejamento é possível melhorar a qualidade de vida dos capixabas e continuar promovendo o desenvolvimento social", afirmou Colnago.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, a previsão é de que o edital para a contratação da empresa que prestará o serviço seja lançado já no segundo semestre deste ano. A instalação das antenas deverá ser realizada entre outubro de 2017 e julho do ano que vem. O valor total do investimento será definido após a licitação para a contratação da empresa responsável por prestar o serviço. Serão priorizados para a instalação dos equipamentos, os locais onde haverá maior número de pessoas beneficiadas.

Ele destacou que uma comissão de cinco servidores, sendo três de carreira, será formada para fazer a análise técnica dos locais onde serão instaladas as torres. A licitação será feita por meio de ata de registro de preço para permitir que as prefeituras possam aderir e contratar mais antenas. "A comunicação digital permite que o produtor rural consiga, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba", disse Octaciano.



O prefeito de Ibatiba, Luciano Machado, comemorou os investimentos para os municípios. "Os prefeitos que vieram hoje ao Palácio receberam a excelente notícia do programa de telefonia móvel rural. Queremos agradecer ao governo por essa parceria com os municípios".

O presidente da Assembleia, Erick Musso, afirmou que o legislativo será parceiro do governo nesse programa. "O Espírito Santo sai na frente por integrar internet e telefonia no campo", disse.

A implantação de um sistema de comunicação no campo foi apontada como um dos gargalos na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba 3 (PEDEAG 3), que traçou as metas para o agronegócio do Estado e contou com a realização de 56 oficinas em todas as regiões. Entre um dos pilares que estão no novo plano da agricultura capixaba está a inovação a fim de garantir ao setor competitividade e diversificação.

O objetivo da implantação da comunicação por meio da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor e integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.

Dados

O Espírito Santo é formado por uma população rural de aproximadamente 605 mil habitantes, constituída, em sua maioria, por agricultores familiares que têm como fonte de renda os produtos oriundos de um conjunto de atividades agrícolas, dentre outras atividades associadas. Entre 2013 e 2014 foram instaladas 82 antenas de telefonia móvel pelo Estado


Tags:



Publicidade