Serra

Alunos da Serra vão ter aulas de honestidade, respeito e até meditação - Valores humanos

Valores humanos Alunos da Serra vão ter aulas de honestidade, respeito e até meditação

Na sala de aula, além das disciplinas tradicionais como português e matemática, os estudantes da Serra ganham um espaço dedicado às práticas de valores humanos como verdade, paz, amor, ação correta, conduta pacífica e até meditação.

Será lançado nesta terça-feira, dia 16, o Programa Educação em Valores Humanos, que trabalha temas voltados para o convívio harmônico entre as pessoas, como ética, solidariedade e amor ao próximo.

Segundo a secretária municipal de educação, Márcia Lamas, o programa envolve todos os profissionais da escola, alunos, pais e responsáveis tem o objetivo de ampliar as relações entre escola e família.

"Esse projeto é um dos maiores programas de promoção da paz, em que são trabalhados valores como amor, verdade, não violência, boa conduta, coletividade e cuidado. O objetivo é que esses mesmos valores ultrapassem os muros e alcancem a comunidade, melhorando sua compreensão da importância da educação, da escola e dos professores".

A iniciativa da Prefeitura da Serra é pioneira no Espírito Santo e representa a verdadeira revolução no sistema de ensino. Com foco na formação do caráter do indivíduo, o Programa Educação em Valores Humanos apresenta propostas pedagógicas com foco na vivência, compreensão e aquisição de valores.

A empresa ArcelorMittal Tubarão é parceira na implantação do programa, contribuindo nas ações que valorizam uma educação voltada a formação integral do ser humano. "A criança aprende a se amar e depois compartilha com o mundo; aprende a lidar com suas emoções para depois ter sucesso na vida", disse Márcia Lamas.

Este ano o programa foi reformulado e, entre outras coisas, vai trabalhar também o tema sustentabilidade. O evento de lançamento do novo sistema acontece nesta terça-feira, dia 16, às 9 horas, no Centro de Convivência para Idosos, em Serra-Sede, situado na Rua Maestro Xavier,s/nº, bairro Caçaroca.

O evento contará com a presença do Prefeito da Serra, Audifax Barcelos, da Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, do presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Mário Baptista Filho e demais autoridades.

Serviço:
O evento: Lançamento do Programa Educação em Valores Humanos
Quando: terça-feira, dia 16
Data: 9 horas
Local: no Centro de Convivência para Idosos, em Serra Sede, situado na Rua Maestro Xavier,s/nº, bairro Caçaroca.

O programa:
Nas escolas onde o Programa é desenvolvido, o estudante vivencia desde cedo a prática dos 5 valores fundamentais à construção de um caráter sólido, por meio de uma educação voltada para o coração, dando ênfase ao conhecimento que vem de dentro, onde está a fonte de toda sabedoria.

Os 5 valores: verdade, paz, amor, ação correta e conduta pacífica.

Oficinas com pais: visam estimular a participação dos pais na vida emocional e intelectual dos filhos sensibilizando-os de que pequenas práticas diárias do amor contribuem ativamente para a saúde integral da família. O Amor une, exorta, cuida e promove.

Números:
Nos 5 anos de Execução do Programa, alcançamos:
- 4.024 profissionais com formações pedagógicas em Valores Humanos;
- 45.363 estudantes com vivências dos valores nos conteúdos e no cotidiano escolar e familiar;
- Em 2012, a redução da evasão escolar para a significativa marca de 0,5%, um dos menores índices do país e uma permanência de 99,5% dos estudantes em sala de aula.
- O reconhecimento pela UNESCO, em 2011, como uma das dez maiores ações de promoção da paz no mundo, que o avaliou como um programa importante para garantia de bons índices de aprendizagem e reconhecimento da Educação como um direito.
- A secretária Marcia Lamas recebeu o Prêmio "Gente que Transforma o Amanhã", em 2013, pela ArcelorMittal Foundation, pela realização do programa na Serra.


Tags:



Publicidade