Castelo

Cadastros com início nesta quinta 25 de maio - Corpus Christi

Corpus Christi Cadastros com início nesta quinta 25 de maio

A partir de quinta-feira, dia 25 de maio, estará aberto o cadastro para a comercialização dos espaços para a "54º Festa de Corpus Christi de Castelo", que vai acontecer nos dias 14 e 15 de junho de 2017.

Os espaços são limitados e o cadastro poderá ser efetuado até o dia 13 de junho, ou enquanto houver disponibilidade de espaços, no Centro Cultural e Turístico de Castelo, localizado na Rua Antônio Machado, nº 35, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das sete às 14 horas.

História:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena,[2] em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa).

O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.[3]


Tags:



Publicidade