Anchieta

Empreendimento garante produção de peixes de qualidade em Anchieta - Aquicultura

Aquicultura Empreendimento garante produção de peixes de qualidade em Anchieta

   

A tecnologia está cada vez mais presente nas atividades do homem do campo. E é dessa forma que os empreendedores Fábio Catane e Fernando Bosisio, na comunidade de Olivânia, no interior de Anchieta, estão investindo na produção de alevinos de tilápias. Eles também comercializam insumos, equipamentos e prestam serviço de assessoria técnica em aqüicultura.

Utilizando tecnologia de ponta, o empreendimento familiar vende mensalmente cerca de 500 mil filhotes de peixes em diversos tamanhos. A maioria dos clientes são agricultores familiares, que cultivam para consumo próprio. Mas a maior fatia do orçamento do empreendimento vem das grandes empresas, que compram para cultivar o peixe e depois beneficiar.

O empreendimento emprega cerca de 12 funcionários permanentes. Segundo Catane, a intenção é ampliar o espaço físico, adquirir novas matrizes da espécie e aumentar a produção. Hoje todo cultivo é realizado em 46 tanques, em duas propriedades. "Já trabalhamos com uma genética de qualidade, queremos agora aumentar a produção para atender o mercado", disse.

O agronegócio conta também com um laboratório onde são colocados os ovos das fêmeas, colhidos manualmente nos tanques. Lá, os ovos são mantidos em uma temperatura adequada para eclosão. Ao nascerem, os alevinos recebem acompanhamento técnico. Água, iluminação e alimentação são constantemente monitoradas para garantir a qualidade dos peixes e a reversão hormonal. A alimentação equilibrada garante que todos os filhotes se tornem machos, garantido a exigência do mercado.

O grande desafio para eles no momento é a logística. Conforme Bosisio, o local é um pouco afastado das grandes vias, dificultando o transporte dos peixes. "Temos esse desafio, mas nossa produção de qualidade faz sermos os maiores produtores de alevinos de tilápias do Espírito Santo", conta.

Para Bosisio, a água é uma ameaça, pois muitos produtores e empresas do ramo fecharam devido a escassez. "No norte do Estado teve cliente que deixou de produzir logo, comprar nosso produto". Porém, o empreendimento não sofre com isso. "Já chegou a diminuir o volume de água na região, mas em virtude do uso responsável, as nascentes estão dando conta de abastecer os nossos viveiros", disse.

O empreendimento fica no circuito Vale Viver Corindiba e o acesso é às margens da BR 101, em Jaqueira.

Serviço. Aquamais – Soluções em Aqüicultura – Tel.: 27 99961-5028 | 27 99967-9859.




Tags:



Publicidade