Marataízes

Reunião do Conselho Municipal de Saúde e da Apamar - Causa Nobre

Causa Nobre Reunião do Conselho Municipal de Saúde e da Apamar

Na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Marataízes em atendimento à solicitação da Presidente da Apamar – Associação de Proteção dos Animais de Marataízes, Gleici Rocha Brumana, em caráter de urgência especial.

Em pauta a causa animal e a imediata aplicação da Lei Municipal 1.684/2014 e a sua regulamentação, que institui o Código Municipal de Proteção a Defesas de Animais no município e a criação de comissão específica para tratar do tema.

Segundo a presidente, em seu pedido, ela explica que o município possui um código Municipal de Defesa dos Animais, em virtude do total abandono de maus tratos que estão sofrendo os animais abandonados em Marataízes, situação pública e notória.

"Um sonho poder aplicar essa Lei em Marataízes e amenizar a situação de abandono que vivenciamos no dia a dia. A luta é muito grande, mas ver que a municipalidade deu esse passo já alegra e nos enche de esperança nesse momento. Não há como fechar os olhos e fingir que nada acontece em nosso município. Vamos continuar nessa luta e agradeço o presidente do conselho, o Catito por atender nosso pedido e abraçar a nossa causa, junto aos demais membros do conselho e da sociedade." diz a Gleice Brumana, presidente da Apamar.

Durante a reunião foram debatidos vários assuntos como a possível criação de um setor voltado para a zoonoses, posse responsável, castração, educação nas escolas, censo dos animais errantes e domiciliados. O Presidente do Conselho de Saúde, Marco César Nunes de Mendonça alegou que o projeto da Apamar está parado há três anos e que algo precisa ser feito pelos animais abandonados, primeiro porque é um direito e segundo, um caso de saúde pública.

Na ocasião foi nomeada uma comissão específica com membros da sociedade e do próprio conselho para propor a minuta da regulamentação da Lei e a aplicação de situações emergenciais.

No próximo dia 25 de maio, as 13h no auditório da Secretaria de Saúde foi agendada a reunião da nova comissão para dar andamento ao assunto.


Tags:



Publicidade