Alfredo Chaves

Conforme o Incaper, o procedimento evita as enxurradas, o desgaste das estradas e a erosão - Caixas secas

Caixas secas Conforme o Incaper, o procedimento evita as enxurradas, o desgaste das estradas e a erosão

A prefeitura de Alfredo Chaves tem criado várias maneiras para colaborar com o homem do campo, seja na conservação de estradas vicinais como também em diversas outras atividades de apoio e assistência técnica ao produtor rural.

Uma medida iniciada este ano, tida como técnica relativamente simples que traz bastante beneficio, é o projeto piloto de construção de caixas secas em localidades do interior do município. Cerca de 300 unidades já foram construídas. A pretensão da prefeitura é chegar a cinco mil reservatórios.

O trabalho consiste na escavação de "buracos" as margens das estradas e em pontos estratégicos, onde existem áreas de inclinação como morros e encostas para a captação de águas de chuva. Antes de receber as caixas secas, as estradas são preparadas com material de qualidade e pavimentação adequada para o serviço.

As localidades de São Marcos, São Sebastião, Ibitiruí, São João, Boa Vista, Gavião e São Roque de Maravilha foram as primeiras comunidades a receberem o projeto que teve a parceria do Incaper local para o estudo e análise geográfica do município.

Conforme o Incaper, o procedimento evita as enxurradas, o desgaste das estradas, a erosão; e evita assoreamento do rio. E ainda, a água armazenada favorece as nascentes pois reabastece o lençol freático.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Leandro Benicá Sartori, o trabalho que vem sendo realizado em várias localidades colabora para diminuição de gastos com a manutenção das estradas. "Além da economia que tanto precisamos fazer, a construção dessas caixas auxilia na conservação das vias, já que a água tem a vazão controlada e não escoa com tanta força para as estradas. E a parceria do prefeito Dr. Fernando em aprovar as nossas ações tem somado muito para o trabalho de gestão agrícola em Alfredo Chaves", explica.

O produtor rural, José Antonio Ofrante, da comunidade de Santa Maria do Engano passa todos os dia pela estrada é aprovou a iniciativa. "Gostei muito. Já deu para ver o resultado com as estradas bem conservadas e ainda seguramos a água das chuvas que depois volta para terra", disse.

No trecho que liga São Marcos a Ibitirui a preparação das estradas e construção de caixas secas foi uma Indicação do vereador Daniel Orlandi.


Tags:



Publicidade