Espírito Santo

Muqui volta as urnas para eleger novo prefeito - Nova Eleição

Nova Eleição Muqui volta as urnas para eleger novo prefeito

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) aprovaram, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, (10), o calendário eleitoral para a cidade de Muqui, que vai ter de voltar às urnas para escolher o prefeito e o vice prefeito de novo. De 22 a 28 de maio é o prazo para os partidos fazerem as convenções. Registro de candidaturas dia 02 de junho e aí podem começar a campanha. O pleito será realizado em 02 de julho de 2017.

ENTENDA

A candidatura de Frei Paulão havia sido liberada pela Justiça em 1º grau, mas após a eleição, indeferimento do registro de candidatura de Frei Paulão foi pedido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pelos candidatos Aluisio Filgueiras (PSDB) e Claudiomar Barbosa (PRP), adversários do socialista. A candidatura dele havia sido deferida pela Justiça em 1º grau. O Ministério Público recorreu da decisão, invalidando seus 3.870 votos, argumentando que ele deveria ser considerado inelegível por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando era prefeito, referentes a um convênio firmado entre o município de Muqui com o Fundo Nacional de Saúde para a compra de ambulâncias. 

O caso originou a "Operação Sanguessuga", da Polícia Federal, que constatou os crimes de fraude em licitações e superfaturamento na aquisição dos veículos. O TRE-ES aceitou o recurso do Ministério Público e anulou os votos de Frei Paulão, em 18 de outubro, ele  foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa. Desde então, ele contesta a decisão no TSE. Se o vice, na chapa do ex-prefeito Aluisio Filgueiras (que venho a falecer), Thadeu Eliotério (PTdoB), tivesse sido diplomado, poderia assumir o município em  janeiro, já que Frei Paulão não teve mais da metade dos votos do município, como determina a regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para não declarar o segundo colocado como eleito.Enquanto isso, o município seguiu sob o comando do presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Luiz Anequim, o Camarão (DEM).

Quem deve figurar como os candidatos são os vices.

Com a derrota de  Frei Paulão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se cogita a possibilidade do grupo dele lançar o ex-prefeito Nicolau Esperidião (PDT) , que foi candidato a vice na sua chapa caçada ou o vereador Cacalo (PSB) que é do partido Frei Paulão.

Já no grupo do ex-prefeito Aluísio, quem disputará no lugar do tucano é o seu candidato a vice, Thadeu Eliotério (PTdoB), que, poderia ter sido diplomado juntamente com os vereadores, já que a diferença entre Frei Paulão e Aluísio não foi de mais de 50% dos votos do município. Thadeu vem conquistando apoio do alto escalão do Governo do Estado. 


Tags:



Publicidade