Itaguaçu

Novos membros dos comitês de bacias hidrográficas capixabas são empossados - Bacia do Rio Doce

Bacia do Rio Doce Novos membros dos comitês de bacias hidrográficas capixabas são empossados

Com a presença do prefeito Municipal de Colatina, Sérgio Meneguelli, os novos membros dos CBHs capixabas da Bacia do Rio Doce foram empossados. Uma cerimônia realizada em Colatina/ES, no dia 8 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais marcou a recomposição das plenárias dos CBHs dos Rios Guandu, Santa Maria do Doce, Pontões e Lagoas do Rio Doce, Barra Seca e Foz do Rio Doce e Santa Joana.

Irão compor as plenárias:

Guandu, Kamilla Pessoti.
Santa Maria do Doce, Antônio Demoner.
Pontões e Lagoas do Rio Doce, Antônio Ruy.
Barra Seca e Foz do Rio Doce, Dolores Colle.
Santa Joana, Dhara Hibrya Pagel.

Além do prefeito municipal de Colatina Sérgio Meneguelli, estiveram presentes, o presidente do CBH-Doce, Leonardo Deptulski, Secretário Estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), e prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann. O prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli chamou a atenção para o cuidado com os recursos hídricos. "Queremos fortalecer nossa parceria com os CBHs para que possamos minimizar a questão da crise hídrica, que afeta, não só o nosso estado, mas a todos", disse Sérgio Meneguelli.

CBHs em ação

O trabalho desenvolvido pelos comitês em prol da melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica já apresenta resultados na porção capixaba da bacia. Para incentivar a universalização dos serviços ligados ao saneamento, foram financiados mais de 150 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) para municípios da Bacia do Rio Doce que não possuíam o documento e nem verba para sua produção. Já com o objetivo de incentivar a utilização racional da água na agricultura, foram instalados, de forma gratuita, 120 irrigâmetros em cidades do Espírito Santo – aparelho que indica quando e quanto irrigar. E, por entender a importância das nascentes para o aumento da quantidade de água nos cursos d’água, estão em processo de recuperação 600 nascentes e APPs em propriedades do ES que, além de receberem insumo para recuperação dos olhos d’água e dos topos de morro, também foram contempladas com a execução gratuita do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Projeto de Adequação Ambiental (PRA).


Tags:



Publicidade