São José do Calçado

Conselheiros municipais de desenvolvimento rural do Caparaó serão capacitados - Agricultura familiar

Agricultura familiar Conselheiros municipais de desenvolvimento rural do Caparaó serão capacitados

Os conselheiros que integram os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) de seis cidades passarão por capacitação nesta quinta (04) e nesta sexta-feira (05) sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Um encontro será realizado na cidade de Muniz Freire, e o outro, em São José do Calçado.

A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e as prefeituras.

Nesta quinta-feira, conselheiros de Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Alegre passarão pela capacitação a partir das 13 horas, na Câmara Municipal de Muniz Freire. Já na sexta-feira os membros dos conselhos de São José do Calçado, Dores do Rio Preto e Guaçuí receberão o curso a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação de São José do Calçado.

Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias. "Os eventos serão importantes para que possamos ter um nivelamento de informações sobre o que são os conselhos e quais as suas atribuições. E também debater as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Essa dedicação que os conselheiros têm de participar do desenvolvimento rural dos municípios e discutir a questão agrícola e agrária é fundamental para um desenvolvimento sustentável", afirmou Arcanjo.

Cada cidade possui uma legislação própria que define a formação e as funções de cada conselho. Eles são formados por representantes do Poder Público; do Incaper; do Idaf; de cooperativas, sindicatos, instituições financeiras e associações; do Poder Legislativo, dentre outros. Em média, os CMDRSs são compostos por 15 a 20 membros.


Tags:



Publicidade