Vitória

Só um deputado capixaba a favor da Previdência - Brasília

Brasília Só um deputado capixaba a favor da Previdência

A votação em plenário deverá acontecer a partir da próxima semana. Dos dez deputados do ES, apenas um admite votar a favor da reforma.

O deputado Lelo Coimbra (PMDB), líder da Maioria na Câmara."Esse tema é complexo em quaisquer circunstâncias. Mas, é necessário que seja feita. Estamos atrasados desde o governo FHC", disse.

"Todos os governos anteriores queriam fazer. FHC não fez por um voto. Lula porque surfava na onda da popularidade e Dilma porque se embolou nas próprias pernas. Mas, todos queriam fazê-la", afirmou Lelo.

"O reconhecimento pós-votação se dará com os resultados que, creio, estarão surgindo ao fim de 2017 e percorrendo 2018", concluiu. Para aprovar são necessários 308 dos 513 deputados.

Contrários

Por outro lado, quatro deputados capixabas já cravaram que estão contra a proposta, Manato (SD), Givaldo Vieira (PT), Hélder Salomão (PT) e Sérgio Vidigal (PDT).

Para o pedetista, mesmo o texto apresentado por Arthur Maia (PPS-BA) ter melhorado a proposta encaminhada pelo governo, ele acredita que o governo Temer "não tem legitimidade" para propor esse debate.

"Sou a favor que primeiro aprovássemos a reforma tributária para acabar com os privilégios dos mais ricos. E só depois dela votássemos as reformas que mexem com os direitos dos trabalhadores", disse o pedetista.

Indecisos


Os deputados Jorge Silva (PHS), Evair de Melo (PV), Norma Ayub (DEM) e Paulo Foletto (PSB), Marcus Vicente (PP), ainda estão indecisos.

Silva informa que ainda não teve acesso ao relatório do deputado Maia, e critica o governmo temer por falta de credibilidade para fazer a reforma".

Evair de Melo diz que está "estudando" a matéria. Foletto conta que tem assistido a "uma série de palestras sobre o tema com o objetivo de formar uma opinião mais robusta".

Já Ayub diz que é prematuro se pronunciar quando ainda nem a comissão tenha votado a matéria. "entendemos ser prematura, uma manifestação conclusiva, pois os trabalhos da Comissão não foram finalizados", falou.

Tabela - principais alterações que a reforma promove no sist. previdenciário.

COMO É

COMO FICARÁ


Contribuição de 35 anos para homens e 30 para mulheres;

Aposentadoria: 65 anos homens, 62 anos mulheres, mais contribuição;

Valor das aposentadorias: 100% pela média das contribuições;

Para alcançar o valor máximo serão necessários 40 anos de contribuição;

Aposentadoria rural: 60 anos para homens, 55 para mulheres sem exigência de tempo de contribuição;

Aposentadoria rural: 60 anos homens, 57 mulheres com exigência de 15 anos de contribuição;

Policiais e professores: 25 anos de contribuição;

Policiais: 55 anos; Professores: 60 anos; Mais 25 anos de contribuição;

Periculosidade: Cada ano trabalhado multiplicado por 1,2, se mulher, e 1,4 se homem;

Periculosidade: será definido em lei complementar com 55 anos de idade e 15 de contribuição;

Benefício Assistencial: 65 anos;

Benefício Assistencial: 68 anos;

Pensões: A aposentadoria do conjugue se torna vitalícia a viúva (o) a partir dos 44 anos; Permite cumulatividade;

Pensões: A aposentadoria do conjugue (limitado a dois salários mínimos) se torna vitalícia a viúva (o) a partir dos 44 anos; Não permite cumulatividade;


Tags:



Publicidade