Vitória

Polícia Civil e EDP Espírito Santo descobrem furto de energia elétrica em padaria no bairro Mata da Praia, em Vitória - Fraude no medidor

Fraude no medidor Polícia Civil e EDP Espírito Santo descobrem furto de energia elétrica em padaria no bairro Mata da Praia, em Vitória

Na manhã desta quinta-feira, dia 27, peritos da Polícia Civil e técnicos da EDP Espírito Santo realizaram uma inspeção em uma padaria que fica no bairro Mata da Praia, em Vitória, onde foi encontrada uma fraude no medidor de energia elétrica antes, caracterizando furto.

A responsável pelo estabelecimento foi levada para a delegacia Patrimonial, na avenida Marechal Campos, em Vitória, para prestar esclarecimentos.
Além do processo criminal, a empresária irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida só uma parte era paga pela proprietária da padaria.

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".

Prejuízos para a população

Ao contrário do que muitos imaginam o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

O furto de energia é crime e prejudica a todos os cidadãos, além de ser uma prática perigosa que pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Entre os acidentes que podem ocorrer quando são realizadas intervenções irregulares na rede elétrica, tanto para os usuários, bem como moradores, vizinhos e demais pessoas próximas à fiação irregular, estão o choque elétrico, curto circuito e incêndios.

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as Agências de Atendimento ao Cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

O furto de energia é crime e o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.


Tags:



Publicidade