João Neiva

Diálogos Transversais no SESC - Glória - Programação Cultural

Programação Cultural Diálogos Transversais no SESC - Glória

Com a proposta de reconhecer a espessa contribuição da cultura Bantu no estado, no país e no mundo, o coreógrafo e bailarino Paulo Fernandes assumindo o papel de difusor cultural, está apresentando o Projeto Africanidades & Territorialidades, no próximo dia 29 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Guilherme Santos Neves, localizado no Centro Cultural Glória-SESC (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória), com entrada franca. A projeto está inserido na 1º Edição da programação de 2017 do Centro Cultural Glória-SESC.

A proposta do projeto tem como premissa abordar através de uma roda de conversa, temas sobre os aspectos da cultura africana e suas expressivas contribuições para a construção /formação da identidade cultural afro-capixaba e brasileira.
A cultura bantu é reconhecida por sua diversidade que é o tema pertinente desse encontro, pois ele reflete a identidade, a cultura , a língua, costumes e religiosidade.

Os bantus representam o grupo étnico que vieram da região Austral da África, em especial do Congo-Angola e em sua maioria se instalaram no Sudeste do Brasil, inclusive Espírito Santo . E entre as diversas contribuições se destacam: os ritmos do congo (patrimônio material e imaterial tombado pelo governo do nosso Estado), além de outras manifestações populares, como: o Jongo, Caxambu/Ticumbi, Folia de Reis ,formando um mosaico cultural endêmico e ímpar, considerado como mais complexo painel identitário do pais . 

Entre os convidados estão:
*Laura Felizardo – Com 89 anos, matriarca da Cultura Bantu, cujo grupo étnico trouxe do continente africano (Congo-Angola) os ritmos do congo, implantado no município de João Neiva (no distrito de Acioli), precisamente na comunidade do Morro do Feijão, pelo seu bisavó Colodino Felizardo, mestre e capitão da banda Alegria, citada no livro da Coletânea do Folclore Capixaba (vol. II pag. 50.), do autor o historiador Guilherme Santos Neves. 

Guilherme Pontes – Funcionário público e estudioso da cultura afro

SOBRE PAULO FERNANDES
Paulo Fernandes iniciou sua carreira artística em 1977, estudou expressão corporal, técnicas de interpretação e vocal. Participou de vídeos, exposições fotográficas, cartazes, catálogos, revistas, cartões, documentários para tv e filmes para o cinema. Em 86 fundou a Cia de Dança Neo–Iaô, sendo reconhecido nacional e internacionalmente, dançarando nos melhores palcos e teatros do país. Além disso, Paulo Fernandes trabalhou com talentos nacionais, como o Klauss Vianna, Jocy de Oliveira, Ayrton Pinto, Aderbal Júnior, Jaceguay Lins, Jorge Pombo, Ana Maria Kieffer, Maria Abumjanra. No ano 2000, foi selecionado para representar o Espírito Santo no projeto Balaio Brasil do SESC-Ipiranga ( SP). Em 2004 criou o projeto Dia da Consciência Comunitária, que recebe congratulações da Assembléia Legislativa do Espírito Santo-ALES, propondo abertura em relação às questões dos territórios quilombolas em áreas urbanas. Recebeu honra ao mérito da Câmara Municipal de Vitória pelo desempenho para as questões da Consciência Negra em 2008. Em 2009 recebeu Prêmio Klauss Vianna de Dança – FUNARTE, para a montagem do espetáculo afro contemporâneo Simbolein. Neste mesmo ano foi um dos representantes da dança afro-capixaba, no Fórum Nacional de Performance Negra na Bahia. Desde 2009 é titular no Sindicato dos Artistas-SATED/ES, titular no Conselho Municipal dos Negros, membro do Movimento Nacional dos Direitos Humanos/ES e associado a Plataforma Internacional de Desenvolvimento Educacional e Sócio-Cultural-PIDESC. E foi convidado pelo Instituto Quorum para se apresentar na França em agosto de 2010, nos Festivais Espírito Poirou, na cidade de Celles-sur- Belle e em Aix-en-Provence (Festival Provence.

Serviço:
DIALÓGOS TRANSVERSAIS

Quando: 29 de abril de 2017 (sábado) às 15 horas
Local: Centro Cultural Glória-SESC – Biblioteca Guilherme Santos Neves


Tags:



Publicidade