Barra de São Francisco

As lixeiras devem ter tampas e fazer um controle periódico de pragas, pelo menos de seis em seis meses - Tentando controlar

Tentando controlar As lixeiras devem ter tampas e fazer um controle periódico de pragas, pelo menos de seis em seis meses

Os grilos estão a cada dia aumentando em Barra de São Francisco e região e todo residência tem um "zuerento" que canta a noite toda, incomodando qualquer um. Ele está escondido debaixo da cama, atrás do guarda roupas, debaixo do raque.

Com a mudança do clima chuvoso e úmido para um clima mais quente e seco, algumas pragas começam a aparecer, como as de grilos, que além de serem muitos, incomodam por conta do barulho. Apesar de inofensivos, os grilos podem trazer doenças, vez que são vetores e alimentos para outros animais.

O engenheiro florestal e responsável técnico de uma empresa de dedetização, Marcus Vinícius Barbosa Ribeiro, explicou que essa invasão de grilos acontece tanto pela mudança climática quanto pelo desmatamento de forma irregular. "Quando o homem desmata sem planejamento urbano, isso faz com que esses animais não tenham para onde ir e acabam invadindo as casas".

Marcus Vinícius Barbosa relatou que os grilos não transmitem doenças, contudo, como eles circulam em lixo, esgoto e demais locais impróprios, eles acabam levando em suas patas bactérias que podem causar problemas de saúde. Além disso, os grilos acabam atraindo seus predadores, como os escorpiões, aranhas e morcegos.

"Esses predadores invadem as casas em busca de alimento, no caso o grilo. O grilo em si não transmite doença, mas ele é um vetor de doença, ou seja, ele dissemina a doença através da patas e podem contaminar alguns alimentos", disse.

Para evitar que essa e outras pragas invadam residências e demais estabelecimentos, o engenheiro florestal deu algumas sugestões de cuidados que devem ser adotados. O primeiro dele, e mais importante, é manter os espaços limpos e sem acúmulo de lixo. Isso evita que grilos sejam atraídos, e consequentemente seus predadores. Outra orientação é utilizar telas de proteção, garantindo que o inseto invada os ambientes.

"As lixeiras devem ter tampas e fazer um controle periódico de pragas, pelo menos de seis em seis meses. Essa é praticamente a mesma orientação das outas pragas, como baratas, cupins, entre outros. E se perceber que o nível de infestação está muito grande é recomendado contratar o serviço de uma empresa especializada para tentar controlar", finalizou Marcus Vinícius Barbosa.


Tags:



Publicidade