Cachoeiro de Itapemirim

Seis mil romeiros de Cachoeiro participam da 446ª Festa da Penha - Convento da Penha

Convento da Penha Seis mil romeiros de Cachoeiro participam da 446ª Festa da Penha

Seis mil romeiros de Cachoeiro de Itapemirim irão visitar neste sábado o ponto turístico mais visitado do Espírito Santo, o Convento da Penha, em Vila Velha, que é palco de celebração e manifestação de fé e devoção. Segue até o próximo dia 24 de abril, a 446ª Festa da Penha, maior festa mariana do Estado, e terceira maior do Brasil. Em 2017, o tema escolhido é Mãe e Filha.

Um dos organizadores da romaria é o aposentado Epifânio Gasparini. Segundo ele, os fiéis sairão da Catedral São Pedro, no Centro, em Cachoeiro, sentido ao Convento da Penha por volta das 9h, deste sábado.

A Festa de Nossa Senhora da Penha é uma homenagem à Padroeira do Espírito Santo. Além do significado religioso que tem para o Estado, é uma das mais importantes para o movimento turístico capixaba e cresce a cada ano. Para 2017, o evento tem estimativa de público de 2 milhões entre turistas, devotos e capixabas.

A padroeira do Espírito Santo é homenageada com a devoção franciscana chamada Oitavário da Penha, missas no campinho do Convento e na Prainha e romarias de diversos locais.

A Romaria dos Homens é a mais tradicional da festa, realizada há 56 anos, que nesse ano acontece no dia 22 de abril. Inicialmente criada para estimular a participação masculina na Festa da Penha, hoje é a maior procissão de homens do Brasil. Nos últimos anos as mulheres passaram a também participar. Os mais de 700 mil romeiros caminham por 14 quilômetros, saindo da Catedral Metropolitana, às 19h, até o Parque da Prainha, quando às 23h30 tem início a celebração eucarística.

Outras romarias acontecem durante o evento: a das Mulheres; a Procissão Marítima, que mantém viva uma das mais antigas formas de acessar o Convento: partindo da Ilha das Caieiras, em Vitória, e chegando pelo mar à Prainha; dos Motociclistas; dos Cavaleiros; dos Ciclistas; das Pessoas com Deficiência; dos Militares; e das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus.

Os shows religiosos acontecem no Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha. O destaque desse ano é o show de encerramento com Padre Anderson e Flavia Dornelas, logo após a missa de encerramento da festa, que acontece às 16h no dia 24 de abril.

A Secretaria de Estado de Turismo apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer o Estado e valorizar a cultura local.


Tags:



Publicidade