Espírito Santo

Aracruz é o único município capixaba que possui aldeias indígenas - Tupinikim e Guarani

Tupinikim e Guarani Aracruz é o único município capixaba que possui aldeias indígenas

Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são 09 aldeias assim distribuídas: 04 guaranis e 05 tupinikuins.

Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.

"Ser índio é ser raiz, ser história e ser raça, com conceitos e costumes que precisam ser respeitados. E a Prefeitura de Aracruz valoriza suas comunidades indígenas e parabeniza a todos pelo seu dia", destaca o Secretário de Turismo e Cultura, Jean Pedrini.

Segundo o prefeito Jones Cavaglieri sua gestão se propõe a resgatar a cultura indígena. "Falar sobre os nossos índios é cultura, tradição e resgate da história. Não era para estarmos convivendo com tantas indiferenças e o povo indígena estar lutando, ainda, para o seu reconhecimento. As nossas aldeias são ricas de conhecimentos tradicionais, de uma cultura que enriquece e que faz de nós a cidade que somos. Somos um governo que respeita, apoia e tem compromisso, principalmente com as minorias e quem mais precisa do governo".

"Nesta data especial, a Prefeitura de Aracruz estende a toda comunidade indígena a nossa saudação e o nosso comprometimento com a construção de um futuro que possa contemplar cada vez mais os valores e a cultura indígena em nosso município", ressaltou Cavaglieri.


Tags:



Publicidade