Iconha

Agricultores participam de curso sobre Café - Parceria

Parceria Agricultores participam de curso sobre Café

Café com sustentabilidade: colheita e pós colheita. Este foi o tema de um curso realizado em Iconha pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura,Cooperativa dos Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (Cafsul) e outros parceiros.

O curso reuniu em torno de 30 produtores do município. Na ocasião, o chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Iconha, Carlos Antônio de Melo, fez um panorama a respeito da realidade local da produção e café, apresentando informações como a quantidade de produtores envolvidos na atividade, a média de produtividade.

"Os produtores de Iconha já começam a tratar o café com os cuidados que um alimento merece. A melhoria da qualidade depende de tratos adequados necessários desde a calagem e adubação, passando pela formação dos grãos, as tecnologias que devem ser aplicadas na colheita e na pós-colheita. Esse é o diferencial que vai ajudar a garantir mercado no futuro", frisou Carlos Antônio.

A tecnologias de colheita e pós-colheita foram o foco principal do curso. Mas também foram abordados temas como mercado e fomento de crédito para o desenvolvimento da cafeicultura em Iconha.

Além das orientações teóricas, os produtores foram a campo, visitar a propriedade do cafeicultor Reginaldo Marcarini, que possui uma estrutura de beneficiamento muito próxima da realidade dos produtores de Iconha. "O que ele tem ali é algo que pode ser implantado em qualquer propriedade. Ao visitarem uma estrutura característica da região, os produtores puderam avaliar o que estava bom e o que poderia ser melhorado, tanto com relação à secagem quanto com relação ao beneficiamento ou pila", acrescentou Fábio Lopes Dalbom, extensionista do Incaper em Iconha.

"Se fizer a colheita bem feita, com menos de 20% de perda, com o processo de secagem em terreiro coberto e secador em fogo indireto, o produtor ganha em peso e, consequentemente, ganha dinheiro. É necessário otimizar custo, agregar valor, melhorar a produtividade e a qualidade par ter uma rentabilidade maior na atividade", acrescentou Fábio.

O resultado do curso foi considerado positivo pela equipe do Incaper. "Certamente os produtores ficaram mais sensibilizados, com essa visão de que estão lidando com um alimento, e não com um produto qualquer. Café é tipo poupança: quanto melhor, mais bem produzido, maior a garantia de mercado. Quem não se preocupa com qualidade, bate no mercado e volta. Os produtores que querem garantir mercado no futuro já estão se mobilizando nesse sentido", finalizou Carlos Antônio.

Além do Incaper e do Cetcaf, o curso foi realizado graças à parceria da Prefeitura de Iconha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural do município e Sicoob.
Fonte: Incaper


Tags:



Publicidade