Presidente Kennedy

Presidente Kennedy apresenta o projeto Sentinela nas Escolas - Capacitação

Capacitação Presidente Kennedy apresenta o projeto Sentinela nas Escolas

Programa Sentinela nas Escolas capacita diretores

A Secretaria Municipal de Educação apresentou no último dia 10 de abril, o programa Sentinela nas Escolas. A apresentação foi direcionada aos diretores dos centros de ensino, em Santana Feliz, na sede do programa Kennedy Educa Mais.

O programa tem como objetivo prestar atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência física, abuso, violência sexual, violência psicológica e negligência. A ênfase do programa está no abuso e na exploração sexual.

Inicialmente o programa levará a temática junto a todas as escolas de Presidente Kennedy, sendo primeiramente trabalhada a coleta de dados e análise.

"Neste momento estamos atuando junto aos educadores, pois eles são parceiros chave no combate e prevenção do abuso sexual. Para isso, estamos solicitando à direção das escolas espaço nas reuniões pedagógicas, pois é um momento em que os educadores já estão reunidos. Estamos muito otimistas com este trabalho e temos certeza de que colheremos resultados", afirma a coordenadora do programa, Giselle Sequim Souza.

Posteriormente, a equipe do Programa Sentinela nas Escolas pretende atuar diretamente com os alunos e com os pais para trabalhar temas referentes à sexualidade saudável e mecanismos de prevenção de abuso sexual infanto juvenil. "Temos convicção de que a informação é a melhor e a mais eficiente forma de enfrentarmos esse problema. Por isso, precisamos fazer com que estes momentos de troca entre os profissionais de toda rede de atendimento as crianças e adolescentes sejam frequentes e contínuos", acrescenta Giselle.

"A escola é um espaço privilegiado de atuação junto às crianças e adolescentes e os educadores têm muito a contribuir neste sentido. A receptividade nas escolas tem sido boa e o tema tem despertado muito o interesse dos profissionais de ensino", complementa a pedagoga Giliane Mateus.

A secretária municipal de educação Dilzerly Miranda, que acompanha de perto todas as ações do programa, acredita que toda ação leva a uma reação, "Dessa forma precisa-se instrumentalizar os profissionais que atendem diretamente as crianças e adolescentes em toda rede escolar no município", conclui.


O Programa
O Sentinela é um programa federal de proteção social especial de média complexibilidade, e abrange 1.104 dos 5.565 municípios brasileiros dentre eles o Município de Presidente Kennedy. O programa foi instituído pelo governo brasileiro em 2001, com objetivo de prestar atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência física, abuso violência sexual, violência psicológica e negligência. A ênfase do programa está no abuso e na exploração sexual.

O Programa iniciou-se em Presidente Kennedy no mês de fevereiro, após indicação do vereador Daniel Cocki Gomes, representante do Poder Legislativo Municipal, para a secretária municipal de educação, Dillzerly Miranda Machado Tinoco. Foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Educação e logo em seguida foram feitas indicações para coordenação, elaboração, e implantação do programa no Município. Contando sempre com a parceria do Ministério Público, Conselho Tutelar e Polícia Militar.


Tags:



Publicidade