Muniz Freire

Projeto realizará a organização e distribuição do acervo de 56 obras audiovisuais muniz-freirenses - Cineclube

Cineclube Projeto realizará a organização e distribuição do acervo de 56 obras audiovisuais muniz-freirenses

O Cineclube Muniz Freire, sediado na Casa da Cultura, iniciará no mês de abril de 2017 o projeto de organização e distribuição do acervo de 56 obras audiovisuais produzidas em Muniz Freire.

O projeto de autoria do coordenador do cineclube, Carmine Antônio Ribeiro Marino, prevê a distribuição dessas obras para cineclubes e espaços exibidores sem fins lucrativos do Espírito Santo.

O acervo possui obras audiovisuais de diversos gêneros e com direitos de exibição liberados para finalidades não comerciais. Também estará disponível para escolas, pontos de cultura, centros comunitários e coletivos culturais.

O projeto pretende ainda promover o encontro do público com a produção audiovisual do interior, difundindo a produção local e incentivando o pensamento crítico em torno da produção audiovisual independente.

Os filmes disponibilizados terão suas informações, fichas técnicas e demais arquivos relacionados sistematizados no site do projeto que conterá o catálogo completo do acervo.

Todas as etapas do projeto serão realizadas na Casa da Cultura de Muniz Freire, com o patrocínio da Secult-ES e FUNCULTURA através do edital 026/2016.

A equipe do projeto é composta por 5 pessoas, Carmine Antônio Ribeiro Marino, Gabriela de Souza, Geusa Gomes, Laura Maria Carneiro Espinoso e Giandro Gomes.

HISTÓRICO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM MUNIZ FREIRE

Muniz Freire é um município com 18 mil habitantes localizado na Região do Caparaó Capixaba e desde o ano de 2008 vem produzindo obras audiovisuais de forma independente e atualmente conta com um acervo de 56 obras entre curtas de ficção, documentários, videoarte, longa metragem de ficção, web seriados, entre outros.

Comparando a quantidade de obras já produzidas por um só município com a quantidade de obras audiovisuais capixabas que compõe o acervo dos cineclubes do Estado, identificamos a importância de difundir essa produção. Tanto como forma de enriquecer as exibições cineclubistas do Espírito Santo, como para difundir a diversidade cultural do Caparaó que está presente na maioria das obras do acervo.

O acervo de obras produzidas na região deve ser valorizada e difundida no Estado do Espírito Santo promovendo a sua integração no circuito de exibição estadual junto com as produções realizadas através de editais de incentivo a produção cinematográfica.

Este projeto será realizado para encorajar artistas a produzirem suas próprias obras, provando que é possível se ingressar no setor mesmo sem o apoio governamental, incentivando-os a olhar a produção audiovisual de uma forma mais acessível.


Tags:



Publicidade