Baixo Guandu

Sucesso do Programa “Primeira Oportunidade” gera interesse de municípios vizinhos - Sucesso

Sucesso Sucesso do Programa “Primeira Oportunidade” gera interesse de municípios vizinhos

Implantado em Baixo Guandu no ano de 2015, o Programa Primeira Oportunidade, que utiliza guardas mirins no sistema do estacionamento rotativo, despertou o interesse de municípios vizinhos, que mandaram representantes à cidade em busca de informações do projeto.

Um destes municípios foi Colatina, que têm sistema de estacionamento rotativo mas foi cedido a uma empresa particular e não trouxe os resultados esperados. O prefeito daquela cidade Sergio Meneguelli, que assumiu em janeiro, acabou cancelando o contrato – que está sendo alvo de investigação com denúncias de irregularidades.

O vereador Antonio Wady Jarjura esteve no gabinete do prefeito Neto Barros e levou cópia da estrutura que criou o Programa Primeira Oportunidade. Jarjura elogiou o sistema adotado em Baixo Guandu, especialmente pela oportunidade de aproveitar adolescentes no sistema, com gerência direta da Prefeitura.

"Nosso sistema de estacionamento rotativo não trouxe os resultados esperados, com muitas reclamações dos usuários, tanto que o contrato foi cancelado pelo prefeito. Tivemos ótimas referências do projeto guanduense e viemos aqui conhecê-lo mais de perto", afirmou o vereador.

Outra cidade que se interessou pelo sistema adotado em Baixo Guandu foi Santa Maria de Jetibá, que possui dificuldades no estacionamento de veículos e quer ordenar o trânsito com um projeto semelhante.

Aprimoramento

Enquanto isso, já indo para o terceiro ano de funcionamento, o Programa Primeira Oportunidade de Baixo Guandu vai aprimorar a atuação dos guardas mirins. Uma nova turma de 20 "guardinhas" entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, vai assumir função na segunda semana de abril com orientação diferenciada.

Entre as novidades desta nova etapa estão a utilização de uma papeleta de cor vermelha, advertindo os condutores em caso de estacionamento irregular e possibilidade de multa, de acordo com o Código Nacional de Trânsito.

Outra novidade será uma campanha de conscientização do uso correto de todo o sistema, desde o pagamento necessário do estacionamento até o uso correto da ciclovia. Existem condutores de carros e motos que insistem em ocupar a faixa destinada ao trânsito de bicicletas, enquanto ciclistas, por sua vez, nem sempre trafegam pela faixa a eles destinada.

Os adolescentes que trabalham no sistema de estacionamento rotativo recebem mensalmente ½ salário mínimo por quatro horas diárias de atuação, devem estar estudando regularmente e são selecionados com critérios que envolvem boas notas na escola, faixa de renda e cadastro no sistema de proteção social do Governo Federal.

Recebido inicialmente com certa desconfiança, o sistema de estacionamento rotativo tem hoje ampla aprovação dos guanduenses. O estacionamento de carros e motos ficou mais fácil, beneficiando os comerciantes e compradores, além de regular o trânsito de bicicletas.

Até o começo do mês de julho, o Detran vai reforçar a sinalização da cidade, com nova pintura das faixas de pedestres e da área destinada à ciclovia. O rua Antonio Sampaio, que foi asfaltada na atual administração, vai também receber sinalização horizontal e vertical, além de pintura na ciclovia ali instalada.


Tags:



Publicidade